fbpx

3 melhores cursos técnicos para impulsionar o seu negócio

duas pessoas conversando na frente de um computador
5 minutos para ler

Para se dar bem no mercado, o empreendedor não pode deixar a profissionalização de lado. Seja ao escolher os melhores cursos técnicos, seja ao optar por uma formação profissionalizante em sua área de atuação, o importante é valorizar o poder do aprendizado constante. Quando você investe em especializações, seus clientes investem em você.

É por isso que, neste post, vamos ajudar você a entender a importância de buscar conteúdo teórico e prático diretamente relacionado ao seu dia a dia de empreendedor. Além disso, também vamos dar dicas com cursos valiosos para o seu crescimento enquanto profissional autônomo.

Bora começar a aprender desde já?

Por que é importante que o empreendedor faça cursos?

A gente sabe que o empreendedor aprende na prática e que, todos os dias, um novo método ou um novo processo pode ser descoberto e dar muito certo. Ainda que isso costume funcionar, não é nem de longe o mais produtivo para quem comanda o próprio negócio.

Aprender por tentativa e erro é uma forma bem perigosa de administrar uma empresa. O melhor mesmo é ter a segurança de saber exatamente os motivos que levam a determinadas decisões. Assim, você elimina riscos desnecessários capazes de prejudicar os seus resultados.

Essa segurança é proporcionada pelo aprendizado mais formal. Quando você faz um curso, escolhendo um assunto que está presente no seu cotidiano de trabalho, um mundo de possibilidades se abre: você passa a enxergar a rotina de uma forma diferente e mil maneiras de ser mais produtivo surgem quase que instantaneamente.

O empreendedor também ganha muito ao se especializar. Mesmo que a parte prática seja uma excelente escola, cursos técnicos e profissionalizantes (dependendo dos seus objetivos) ajudam a aprofundar conhecimento e a entender o porquê de cada etapa da sua operação.

Como escolher os melhores cursos técnicos ou profissionalizantes?

Primeiro, você precisa reconhecer quais são suas principais necessidades e quais são os recursos disponíveis — não apenas dinheiro, mas tempo também, por exemplo.

Assim, dá para ter mais segurança na hora de optar por uma formação técnica (que é mais longa e abrangente dentro do tema escolhido) ou por uma especialização profissionalizante (que é bem específica e de curta duração). É sempre bom lembrar que a prioridade deve ser por atividades que tenham total relação com o seu negócio: se você tem uma oficina, o aprofundamento em mecânica é a melhor opção.

Manual do sucesso para o profissional autônomoPowered by Rock Convert

Depois, é só procurar uma instituição de ensino que ofereça o conteúdo que você deseja. Algumas delas, como o SENAI e o SEBRAE, têm um cronograma bem consistente de temas, e um deles pode ser exatamente o que você está buscando no momento.

Quais são os melhores cursos profissionalizantes para o empreendedor?

Se você já ficou empolgado com a ideia de aprender mais sobre o seu mercado e otimizar as rotinas do seu negócio, chegou a hora de bater o martelo no seu próximo diploma.

1. Administração

Não importa o porte da empresa ou o ramo que você atenda: se quiser prosperar, você não vai (e nem pode) escapar das atividades administrativas.

Para fazer tudo da melhor forma possível, vale a pena entender de vez os conceitos e conhecer as melhores práticas de gestão. Esse tipo de conhecimento é valioso para que você consiga otimizar os seus recursos (ferramentas, despesas e até mesmo o seu tempo) e aumentar o seu faturamento.

2. Informática

Hoje em dia, você já sabe que não dá para ignorar a tecnologia. A informática não é mais um diferencial, mas uma necessidade dos empreendedores que buscam mais resultados no seu negócio.

Dá para economizar muito tempo na administração — controlando planilhas ou revisando os pagamentos — se você souber como preencher planilhas de uma forma mais eficiente, por exemplo.

3. Atendimento ao cliente

A concorrência fica cada vez mais acirrada, e o consumidor tem muitas opções no mercado. Construir um bom relacionamento com o cliente deve ser uma prioridade!

Para aprender as melhores estratégias de atendimento, assim como as táticas para fidelizar sua carteira com foco na satisfação total, é importante recorrer a cursos que tratam de marketing, vendas e qualidade dos produtos e/ou serviços.

Conhecimento é poder, e a sala de aula ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional. Mas caso você não tenha disponibilidade no momento, nada de usar isso como desculpa: há muito conteúdo relevante disponível na internet, em canais do Youtube, em blogs específicos e em apostilas gratuitas. Os melhores cursos técnicos e profissionalizantes também estão à distância de um clique!

Curtiu as dicas? Compartilhe sua opinião com a gente deixando um comentário no post. Bons negócios!

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

6 Comentários em “3 melhores cursos técnicos para impulsionar o seu negócio

  1. Muito bom, eu sou um grande pintor profissional e não sou eu quem fala ouvi de muitos Eng. Mais o problema é q eu não sei como abordar os clientes!

  2. Gostaria de poder cadastrar o cliente e o valor total do serviço e poder emitir recibos de valor menor, pois não recebo o valor total de uma só vez e também poder saber o valor recebido e o restante a receber.

Deixe uma resposta

-