fbpx

Aprenda como definir o preço do seu serviço com essas 3 dicas!

profissional calculando o preço de um serviço com um calculadora
4 minutos para ler

Saber como definir o preço do serviço não é das tarefas mais fáceis para o profissional. Você deve considerar alguns aspectos objetivos, como os custos para a realização, e até aspectos subjetivos, como o tempo de especialização para que a qualidade seja atingida na entrega para o cliente.

É essencial que o empresário ou autônomo saibam precificar seu serviço. Afinal, somente dessa forma, você passa a contar com a margem de lucro que o impulsionará a seguir na carreira e colocar-se em evidência no mercado. Com o emprego de estratégias e análises corretas, será possível entender qual valor deve ser cobrado e fazer com que ambas as partes da contratação saiam satisfeitas.

Ficou interessado em saber o que considerar para definir o preço do serviço? Então, continue a leitura que vamos apresentar três dicas. Confira!

1. Analise todos os custos envolvidos

Uma das primeiras medidas que devem ser tomadas para entender como definir o preço do serviço é a análise cuidadosa de todos os custos envolvidos na realização ou produção. Veja bem, pois você não pode obter do cliente um valor menor do que aquele gasto para desenvolver a obra ou entregar um item.

Um empresário deve estipular a sua margem de lucro. Ela é que é responsável pelo sucesso na atividade escolhida e pelo crescimento profissional. Portanto, quantifique sempre os valores que foram gastos no serviço e repasse-os ao cliente. Certamente, com um serviço bem-feito e com materiais de qualidade, você terá um cliente satisfeito e que não vai reclamar do preço pago.

2. Calcule o tempo necessário para realizar o serviço

Você já ouviu aquela frase “tempo é dinheiro”? Pois bem, ela tem aplicação prática na estipulação de como definir o preço do serviço. Ora, o tempo que você investiu na realização da atividade em favor do seu cliente deve ser pago.

Em alguns países, como os Estados Unidos da América, há uma cultura de ser cobrado um valor de acordo com o tempo de serviço. Entretanto no Brasil isso não é muito comum.

O tempo que você levou para realizar o serviço deve ser um parâmetro de consideração para precificá-lo, mas essa não é uma regra universal. Muitas vezes, a especialização de um profissional para realizar uma tarefa de forma rápida deve ser mais bem remunerada que um maior tempo gasto para fazer a mesma coisa.

Por exemplo, apertar um parafuso pode ter o valor de um real. Mas saber qual parafuso apertar dentre vários e resolver o problema do freguês definitivamente, custará 999 reais. E garantimos, o seu cliente pagará o valor justo com satisfação.

3. Verifique a complexidade do serviço

Como dissemos, uma das variáveis que devem ser incluídas no preço do serviço é a especialização do profissional. O cliente pagará pela técnica profissional envolvida, que é capaz de entregar o item ou tarefa com a qualidade necessária.

Portanto, analise se o serviço é muito complexo e demandará dedicação e cuidados maiores. Se esse for o caso, considere esse fato no valor a ser pago pelo cliente, pois a capacidade profissional apurada foi capaz de realizar uma missão difícil com habilidade.

Portanto, percebemos que saber como definir o preço do serviço depende de uma análise cuidadosa de alguns critérios. Porém, você precisa saber que o cliente dá mais valor ao serviço de qualidade realizado que ao dinheiro investido — isso é o que se entende por teoria subjetiva do preço. Além disso, na economia comportamental, nem sempre o cliente escolhe pelo menor preço, pois ele também busca atributos profissionais que sejam capazes de entregar um trabalho de qualidade, e o barato pode sair caro.

Esses temas serão abordados futuramente em outros conteúdos, mas podemos entender que, para saber como definir o preço do serviço, você, como empreendedor, deve se valorizar e considerar todos os pontos envolvidos na produção. Não tenha medo de cobrar o valor justo e calculado. Dessa forma, o cliente estará satisfeito e voltará a contratá-lo, de modo que você garantirá seus lucros e a capacidade de mercado.

Se você ficou interessado em calcular o preço do serviço de forma correta e quer se organizar melhor para isso, entre em contato com a nossa empresa, pois podemos ajudá-lo nessa tarefa!

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

10 Comentários em “Aprenda como definir o preço do seu serviço com essas 3 dicas!

  1. Boa noite eu presto serviços na área de reformas e faço quase tudo e muita das vezes eu fico na dúvida quanto cobrar. Vocês tem uma formas mais detalhada para calcular preços de serviços?

    Também estou querendo fabricar um produto para colocar na internet como definir valores para esse produto novo?

    1. Para cobrar serviços de reformas sempre vale a pena de separar os custos em materiais/produtos e mão de obra. O seu mão de obra pode estimar em horas/dias de trabalho e assim calcular o valor final. Caso que você tem duvidas sobre o que cobrar ou em quantas horas vai demorar a execução do serviço pode também pedir um amigo experienciado quem trabalha com reformas pra um conselho.

      Se você quer fabricar um novo produto sempre tem que considera além dos preços da produção (matéria-prima, energia elétrica, mão de obra, aluguel de espação ou maquinas) os preços de entrega, os preços da plataforma de venda no internet e os preços da forma de pagamento. Você pode também dar uma olhada o que a concorrência cobra pra produtos similares. Isso já vai dar uma noção pra você, depois que você calculou os seus custos possíveis, se vai ser rentável pra você produzir esse produto.

        1. Dicas maneiras valeu.
          DETALHE: gostaria muito de uma tabela de cálculos , sou autônomo prestando serviços de elétrica e refrigeração. Sou de Codó MA

  2. Boa noite!
    Trabalho com papelaria personalizada,porém gostaria de ajuda para calcular o custo do meu serviço pois não sei
    Queria um exemplo tipo valor da caixa milk pra mim poder ter noção de como fazer.
    Obrigada desde já!

  3. Sou usuário antigo da agenda boa e passei pelas modificações do app e gosto muito..agora com essas dicas ficou completo.Sou Produtor Cultural e agenciador Artístico e gostaria de uma ajuda para colocar valores em meus trabalhos que ainda não consigo.

Deixe uma resposta

-