fbpx

Atendimento via WhatsApp: aprenda 5 dicas para otimizar o seu!

4 minutos para ler

As redes sociais, hoje, fazem parte da comunicação entre pessoas e empresas. O dinamismo, a facilidade e a praticidade abriram um novo canal de vendas. Dessa maneira, você precisa aproveitar a oportunidade para ampliar seu atendimento via WhatsApp.

A rede conta com mais de 120 milhões de usuários somente no Brasil, além dos que vivem fora do país. Você consegue imaginar o tanto de vendas que pode fazer e, ainda, o quanto pode fortalecer a sua marca? Isso significa uma estratégia de marketing interessante para que haja mais envolvimento com seu público.

No entanto, é preciso ter algumas cautelas para não se tornar invasivo e indesejado pelos seus clientes. Por isso, veja, a seguir, dicas para atrair e otimizar seu contato por WhatsApp. Confira!

1. Saiba a importância de separar o número pessoal do profissional

O indicado é que você tenha um número de celular direcionado para sua atuação profissional, evitando misturar os contatos pessoais e os de seus clientes. Desse modo, poderá trabalhar em horários determinados, mudando o status quando estiver disponível para atender aos seus consumidores. Usando um número diferente, você saberá, inclusive, se uma ligação é de um cliente ou não.

Separar os números é relevante porque a pessoa responsável pelo atendimento não terá distrações com mensagens pessoais, podendo atender prontamente ao cliente. Outro detalhe é que se evita mandar mensagens para pessoas erradas, fora do ambiente do negócio.

2. Tenha um horário de atendimento via WhatsApp determinado

Embora seja mais rápido dar respostas pelo WhatsApp, você não precisa fazer isso de madrugada. A não ser que sua empresa trabalhe 24 horas e tenha funcionários direcionados para essa função.

Assim, o correto é divulgar um horário de atendimento no qual a empresa se comprometa a responder às mensagens recebidas. O horário pode estar descrito no perfil, no site, em outras redes sociais e, até mesmo, no estabelecimento físico, caso tenha. Porém, lembre-se de que o público espera pela resposta o quanto antes.

3. Utilize uma linguagem apropriada para o cliente

No WhatsApp, em razão de o aplicativo ser muito pessoal, o cliente aguarda uma linguagem de proximidade, como se estivesse conversando com um amigo. Ele rejeita respostas robotizadas e formais.

Porém, quando for enviar alguma mensagem, preste atenção aos erros de português. Sua empresa deve ter uma linguagem informal, com abreviações e gírias. No entanto, nunca com uma grafia errada.

4. Tente encontrar boas inovações para o atendimento

Procure inovar usando o aplicativo. Por exemplo, a maionese Hellmann’s criou o WhatsCook, em que ensina receitas usando os ingredientes que o cliente envia; e a grife TomaHawk Fit entrega as roupas nas estações do metrô agendando pelo WhatsApp.

Também como exemplos, a loja Central Fit abriu um canal para tirar dúvidas dos clientes sobre como e quando usar os suplementos e, para finalizar, a Sonho de Valsa desenvolveu o Plantão do Amor, em que dava dicas pelo app de como comemorar o dia dos namorados. Assim, crie possibilidades e teste modelos diferentes.

5. Demonstre profissionalismo ao utilizar a ferramenta

Não dispare, de qualquer modo, mensagens o dia todo dos seus serviços e produtos. Divulgue um ou dois conteúdos por dia para não cansar e incomodar os clientes. Dentro dessa quantidade, você pode fazer um calendário para enviar aos grupos ou às listas. Tenha critérios de envio para cada dia da semana, por exemplo.

Evite também usar fotos pessoais (no churrasco, sem camisa etc.), status com mensagens religiosas e/ou políticas, enviar mensagens invasivas para clientes sobre assuntos que não têm relação com o negócio, dentre outros.

Para escalar o atendimento, o app pode ser otimizado por empresas com essa tecnologia, auxiliando na gestão do aplicativo.

Agora, você pode usar o atendimento via WhatsApp a favor do seu negócio, executando essas dicas e criando outras para testar. Assim, manterá um relacionamento mais próximo com os seus clientes de forma que isso se transforme em vendas.

Gostou do conteúdo? Esteja atento às novidades e à forma como utilizá-las em sua empresa assinando a nossa newsletter.

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 Comentários em “Atendimento via WhatsApp: aprenda 5 dicas para otimizar o seu!

Deixe uma resposta

-