fbpx

Como captar clientes na internet utilizando as redes sociais? Confira!

7 minutos para ler

Para quem resolveu empreender e quer manter uma agenda sempre cheia de clientes, temos uma recomendação especial: nunca deixe de captar clientes na internet!

Assim, até parece que a tarefa é fácil e que você jamais vai precisar se preocupar com as sazonalidades do seu negócio, né? Temos duas observações sobre isso: não é tão simples quanto parece, mas é muito mais produtivo do que você pode imaginar!

Neste post, você vai entender um pouco mais sobre as estratégias de captação de clientes na internet. Seu foco, a partir daqui, deve estar nas redes sociais — tais como Facebook, Instagram e WhatsApp —, exatamente como a Rita, do Pinte Sua Casa, vem fazendo já há algum tempo. Conheça essa história de sucesso e inspire-se para começar a escrever a sua! Boa leitura e bons insights. 😉

Por que é importante divulgar sua empresa nas redes sociais?

A resposta a essa pergunta começa de um jeito bem direto: porque 96,2% dos brasileiros utilizam pelo menos uma rede social, o que nos torna o país mais conectado da América Latina.

Números volumosos significam que o mercado digital é grande e, mais do que isso, também não para de crescer. Já que mais da metade da população consome conteúdo online, rolando o feed ou trocando informações, por que você e seu negócio ficariam de fora desse mundo hiperconectado?

Não faz sentido deixar de aproveitar as oportunidades que estão entre um post e outro. A Rita, nome por trás do Pinte Sua Casa, já descobriu isso: ela afirma que, hoje, usar as redes sociais não é mais uma possibilidade, e sim uma necessidade.

O motivo dessa mudança tem bastante a ver com o próprio comportamento do consumidor. Antes, se alguém precisava de um encanador, por exemplo, era comum recorrer à lista telefônica para encontrar o profissional adequado. Atualmente, porém, bastam alguns cliques para comparar serviços, preços e disponibilidades.

Na prática, tudo está ao alcance das mãos e acontece muito rápido. Se você não é visto nos feeds do Facebook e do Instagram, pode ser que não seja lembrado quando surgir a necessidade de um produto ou serviço que você oferece.

A Rita, que hoje se dedica ao conteúdo sobre construção civil em um perfil do Instagram cada vez mais badalado, sabe muito bem disso!

Como captar clientes na internet usando as redes sociais?

Se partirmos do princípio de que mais de 96% das pessoas têm redes sociais, fica fácil perceber que o público-alvo da sua empresa provavelmente mantém um perfil ativo, né? Sua missão é encontrá-lo, encantá-lo e convertê-lo, gerando vendas crescentes.

A Rita, que oferece serviços de pintura residencial e comercial, sentiu muita diferença na agenda quando começou a se dedicar às redes sociais para divulgar seu trabalho. Para melhorar a performance de seus posts, investe em cursos sobre o tema e está sempre de olho nas oportunidades — o Pinterest é sua mais nova aposta.

Se você também quer gerar ótimos resultados para o seu negócio, é hora de explorar o potencial das redes sociais. Confira algumas das principais dicas!

Saiba encontrar seu público

Quando você conhece seus clientes, passa a ter informações valiosas nas mãos: pode usar características semelhantes para encontrar novos e potenciais consumidores, expandindo sua carteira. Nas redes sociais, isso fica ainda mais fácil.

No Facebook, por exemplo, você consegue direcionar anúncios (que nada mais são do que a divulgação paga dos seus conteúdos) ao perfil que você deseja, considerando localidades e preferências. Se seu negócio é voltado para o mercado pet, pode ser uma boa selecionar públicos que curtam pet shops.

Manual do sucesso para o profissional autônomoPowered by Rock Convert

No Instagram, por sua vez, as hashtags (as famosas #) são aliadas poderosas na busca por uma audiência qualificada. Para a Rita, por exemplo, essa foi a rede que mais surtiu resultado para seu trabalho até agora.

Por fim, não se esqueça do WhatsApp! Depois de chegar até seu possível cliente, é importante manter um relacionamento com ele, tirando dúvidas e oferecendo condições diferenciadas — e o app de mensagens é perfeito para isso!

Produza conteúdo de valor

Não adianta nada selecionar um ótimo público se, no momento de conquistá-lo, você falhar no conteúdo. Para prender a atenção das pessoas, é preciso entregar algo que elas realmente desejam.

Voltemos ao caso da Rita. Em seu perfil no Instagram (@ritapintesuacasa, vale seguir!), ela divulga suas técnicas de trabalho e compartilha a qualidade dos materiais que usa. Se algum seguidor tem alguma dúvida — “como faço para dar esse efeito na parede, Rita?” —, ela responde prontamente.

Esse tipo de atitude é positiva de duas formas bem interessantes. Primeiro, porque cria autoridade, tornando a Rita uma referência em pinturas; segundo, porque a aproxima da audiência, criando uma empatia que gera muitos negócios.

A dica, portanto, é direta: capriche no conteúdo!

Planeje e organize suas postagens

É natural que, ao perceber que seus esforços online estão dando ótimos resultados, você se disponha a profissionalizar a gestão de suas redes sociais. Nada poderia ser mais apropriado para o sucesso do seu negócio!

Veja o exemplo da Rita: quando ela começou a usar as redes sociais, há mais ou menos um ano, não tinha uma rotina definida e postava a qualquer dia e hora. Recentemente, ela percebeu que basta usar alguns recursos já disponíveis na plataforma para dar um salto de otimização de postagens.

Os mecanismos do Instagram e do Facebook ajudam a entender o comportamento do usuário, favorecendo o alcance das publicações. Tudo gratuito, à disposição do crescimento da sua empresa…

Com esses dados em mãos, você tem autonomia para planejar o melhor conteúdo no dia e horário mais produtivos. Suas chances de impactar a audiência — que já tem as características dos seus clientes — aumentam, também alavancando o ritmo do seu negócio. Vale apostar!

Acompanhe os resultados

Por fim, vale ressaltar a importância de acompanhar os retornos do seu negócio, principalmente aqueles que estarão ligados às suas iniciativas — pagas ou não — nas redes sociais.

E você se engana se pensa que isso é complicado e demanda muito tempo, viu? A Rita, por exemplo, tem um método bem simples e eficiente para avaliar os resultados de suas postagens nas redes sociais.

Toda vez que um novo cliente entra em contato, fechando negócio ou não, ela faz uma pergunta básica: “Como você conheceu meu trabalho?”. Sempre que a pessoa responde que a viu nas redes sociais, ela anota. Assim, consegue ter uma ideia do efeito de suas publicações e tem ainda mais fôlego para investir na estratégia.

Diante de tanta informação, não é nenhum exagero dizer que captar clientes na internet é totalmente possível. Para obter resultados cada vez mais expressivos, invista nas redes sociais e explore todo o potencial de uma base gigante de potenciais clientes. A gente garante que o retorno acontece já no curto prazo! 😉

Ah, e mais uma coisa: se você precisar de uma mãozinha para fazer e organizar seus orçamentos e sua agenda, conte com a gente! O aplicativo Agenda BOA é a ferramenta de que você precisa para decolar. Baixe agora mesmo!

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-