fbpx

Veja como alcançar o crescimento profissional sendo MEI

4 minutos para ler

Quem trabalha como MEI ou autônomo enfrenta muitos desafios. Não é fácil ser especialista em sua atividade e ainda gerenciar o negócio, controlar as finanças, pensar no relacionamento com clientes… tudo ao mesmo tempo.

Estruturar a carreira como MEI / autônomo pode ser um pouco complicado no início. Por isso, neste post, vamos dar dicas sobre como alcançar o crescimento profissional trabalhando por conta própria. Boa leitura!

Invista em atualizações e qualificações

Já ouviu falar que conhecimento é poder? Isso significa que quanto mais você investe em qualificação, busca novos conhecimentos e aprende novas técnicas e tendências da sua área de atuação, mais estratégias de negociação você ganha em relação aos clientes e consegue sobressair em um mercado competitivo.

Por isso, é importante participar de cursos, palestras, treinamentos e eventos sobre tendências, especializações e tudo aquilo que pode agregar valor ao seu serviço e fornecer novidades aos clientes. No fim das contas, isso significa mais dinheiro no seu bolso.

Aumente o seu networking

Investir em contatos também é uma forma de obter crescimento profissional. Ninguém chega a lugar algum sozinho. Por isso, é essencial investir em networking — ou apenas rede de contatos.

Pra aumentar a sua rede de contatos, uma dica boa é você fazer parte de grupos e comunidades nas redes sociais e frequentar eventos da área. No Facebook e no WhatsApp, por exemplo, você provavelmente pode encontrar grupos do seu segmento. A própria Agenda BOA tem grupos no Facebook pra unir profissionais de segmentos como climatização, elétrica e segurança eletrônica, dentre outros, onde os posts são moderados pela própria Agenda BOA pra manter a qualidade das discussões. Assim, você se mantém atualizado e acompanha as perspectivas pro setor em que atua.

A internet é uma boa aliada na tarefa de aumentar o networking. Usar as redes sociais pra postar os resultados dos seus serviços é interessante pra divulgar o seu trabalho e conectar-se com clientes, fornecedores e parceiros que podem ser fundamentais pro crescimento do seu negócio.

Manual do sucesso para o profissional autônomoPowered by Rock Convert

Aprenda com a prática de outros autônomos. Pessoas mais experientes, por exemplo, podem dar muitas lições e dicas pra ajudar tanto na parte técnica quanto na parte de gestão. Por isso, não tenha vergonha de pedir conselhos e se inspirar nas experiências de outros colegas de profissão.

Cuide da sua imagem

O MEI / autônomo que se preocupa com o crescimento profissional deve se enxergar como uma marca. Pra isso, é necessário cuidar da própria imagem. A sua imagem transmite confiança ao cliente? Suas habilidades estão bem explícitas de forma a se destacarem da concorrência? O que levaria o cliente a escolher o seu serviço e não o da concorrência?

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”, diz o ditado. Se você se preocupa em manter a boa aparência, utiliza equipamentos de segurança e mantém o ambiente limpo, isso demonstra atenção aos detalhes e passa mais credibilidade aos clientes.

Faça a gestão dos seus serviços de forma mais profissional

Com a rotina corrida de um MEI / autônomo, fica difícil gerenciar as prioridades. É preciso gerir tempo, dinheiro e clientes. Por isso, é fundamental ter uma gestão mais profissional. Você pode ser um excelente especialista, mas, sem o apoio de uma gestão profissional, nenhum negócio consegue crescer.

Pra facilitar a sua vida, conte com um aplicativo pra gerenciar as suas atividades. O app o ajuda na parte de gestão e controle do negócio, gerencia pedidos e compromissos, além de fazer a gestão dos documentos, como orçamentos e ordens de serviço, recibos — tudo isso enquanto você foca em realizar os serviços e em crescer profissionalmente.

Com as dicas deste post, você consegue traçar estratégias e metas pra obter sucesso profissional como MEI / autônomo. Você percebeu o quanto é importante estar sempre atualizado, buscar novos conhecimentos e cuidar da gestão do negócio de forma profissional? Além disso, observou que contar com um app pode ser essencial pra otimizar tempo e dinheiro? Então, comece a colocar essas dicas em prática agora mesmo e veja o progresso em seu crescimento profissional!

Você gostou dessas dicas sobre crescimento profissional para autônomo? Então, vai curtir também este outro post: “Como ser um empreendedor de sucesso em 5 passos eficientes”.

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-