fbpx

Descubra como pode ser fácil criar uma marca em 5 passos

4 minutos para ler

Antes de aprender como criar uma marca, saiba que ela precisa representar e resumir bem os ideais e a proposta do negócio. Para fazer esse trabalho, você vai perceber que é necessário revisar um pouco os valores e as ideias que cultiva na sua atividade.

Mas todo esse processo pode ficar mais fácil com o apoio de boas informações sobre o assunto. Portanto, venha com a gente para entender quais são os passos para criar uma marca!

Por que pensar na imagem da empresa para planejar sua marca?

A marca é uma representação do negócio por meio de um símbolo. Ou seja, ela tem que transmitir a essência da empresa de modo a gerar uma identificação imediata. Isso envolve o nome e a tagline, que é uma frase curta que resume o propósito do negócio.

Afinal, a ideia é associar sua marca não só ao serviço ou produto, mas também à experiência que você oferece. Isso se chama brand experience e é muito importante para que o cliente associe sua atividade a sentimentos positivos e memórias boas.

Como criar uma marca?

A criação de uma marca forte é essencial para qualquer profissional autônomo. Confira alguns passos básicos que vão facilitar esse trabalho.

1. Entenda as expectativas e necessidades dos clientes

Conhecer o seu público é muito importante para criar uma marca que responda às necessidades dele. Veja quais são os traços mais notórios nas pessoas que você atende, como gênero, média de idade e profissão. Você precisa saber o que o cliente está esperando do seu trabalho e entender do que ele necessita.

Para isso, aproveite o atendimento para observar quais são as demandas específicas dos consumidores. Faça anotações sobre esses pontos e reveja o arquivo quando for criar a marca.

Manual do sucesso para o profissional autônomoPowered by Rock Convert

2. Descubra qual problema você quer resolver no mercado

Seu negócio estabelece uma troca com o cliente. A pessoa tem um problema e vai atrás do seu serviço para resolvê-lo. Mas, afinal, qual é a dificuldade que seu negócio soluciona? Qual lacuna você quer preencher no mercado? Marque bem esse ponto para criar uma marca que transmita essa proposta com clareza.

3. Tenha princípios que expressem o que é importante para a marca

No seu trabalho, você deve ter princípios importantes que direcionem todas as suas ações. Pode ser ética, pontualidade, garantia de entrega no prazo, flexibilidade e várias outras coisas. Quais são os pontos que orientam a sua ética de trabalho? Reveja essa questão para fazer uma marca coerente com a sua postura nos negócios.

4. Escolha um nome que resuma a proposta de valor

Ao prestar um serviço, você entrega valor para o cliente. Procurar um nome alinhado com esse valor é um passo importante para criar uma marca de sucesso. Junte os princípios que falamos no tópico anterior e os valores para pensar um nome que transmita essas propostas. Algo simples, objetivo, que passe a ideia do negócio com facilidade.

5. Pense em algo único e diferente

É bom que a marca chame atenção de uma forma positiva. Assim, é fundamental pensar em algo único e diferente no mercado. Isso vai ajudar o negócio a se destacar diante dos concorrentes, além de estimular o aumento das vendas.

Agora é só seguir esses passos! Pensar na alma do negócio, nos valores que você cultiva em seu trabalho e na sua ética profissional ajuda a criar uma marca que combina com suas ideias. Procure fazer algo diferente e inesperado, que transmita a proposta da empresa de forma imediata.

E então, gostou de aprender como criar uma marca? Compartilhe este post nas redes sociais para que mais pessoas entendam o processo.

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

5 Comentários em “Descubra como pode ser fácil criar uma marca em 5 passos

  1. Sensacional essa dica ,parabéns Agenda Boa sempre nos apoiando em tudo,estou muito feliz com o aplicativo né já indiquei pra mais de 20 amigos esses últimos dias

  2. Eu queria saber como eu faço para conquistar criente tenho todos máquina de pintura eu trabalhei de empreita com um engenheiro ele foi embora eu quero saber como eu faço para conquistar criente no mercado obrigada por vocês me dá uma dica

Deixe uma resposta

-