fbpx

Como fazer um orçamento? Garanta seu lucro em 5 passos

profissional no escritório elaborando um orçamento
8 minutos para ler

Empreendedor satisfeito é aquele que fecha negócio, não é mesmo? Mas o processo todo, até que o resultado venha, não é tão simples quanto parece. Antes de apertar a mão do parceiro e dar aquele sorriso da conquista, várias etapas devem ser concluídas. Uma das mais importantes delas é justamente a formatação de uma proposta comercial, que deve passar credibilidade e esclarecer os diferenciais do produto ou serviço que está sendo oferecido. Se você ainda não está seguro sobre como fazer orçamento, chegou a hora de entender o processo de uma vez por todas, combinado?

Neste post, falaremos um pouco sobre a melhor forma de elaborar uma proposta, de forma simples e eficiente. Você vai entender a importância do orçamento e, de quebra, também vai ter acesso a 5 dicas valiosas para alcançar os melhores resultados nesta fase da negociação. Vamos nessa!

Por que fazer orçamento?

Se você se lançou no mercado, é porque acredita que pode ter ótimos resultados. No dia a dia, porém, um empreendedor sabe que o desejo de prosperar não é suficiente. Também é preciso profissionalizar o negócio!

Desde conseguir novos clientes até assinar um contrato (ou a emissão de um cupom de venda), o sucesso da operação é construído fase por fase. Você já parou para pensar se a etapa do orçamento está alinhada às demandas da sua empresa e do seu cliente?

Um bom começo é dar uma olhada no que diz a lei. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor é obrigado a especificar o valor da mão de obra e dos materiais e equipamentos, as condições de pagamento e os prazos acordados (início e término dos serviços). Isso precisa ficar registrado e bem claro para as duas partes.

Na prática, um bom orçamento não é luxo ou um diferencial. Além de uma obrigação, também é uma segurança para seu negócio e para quem está comprando. Você entrega exatamente o que prometeu e o cliente sabe perfeitamente o que vai receber. Ufa, assim dá para trabalhar mais tranquilo, né?

Por isso, vale a dica: a proposta comercial é fundamental para que tudo esteja de acordo com a lei, mas também é uma boa forma de passar credibilidade e assegurar que as expectativas estão alinhadas.

E tem mais: a essa altura, você com certeza já sabe que a concorrência está acirrada… Está na hora de enfrentá-la com ferramentas mais consistentes e capazes de alavancar seu desempenho (e o faturamento, lógico)! Pode confiar: o orçamento profissional é um excelente ponto de partida para se diferenciar no mercado!

Qual a importância do orçamento por escrito?

Uma coisa é fazer um orçamento na pressa, sem se dedicar muito à formatação, apenas colocando os valores de forma bruta. Outra coisa totalmente diferente é elaborar o documento do jeito certo, obedecendo às demandas do mercado e agindo conforme o profissional que você deseja (e merece) ser.

Você já ficou convencido de que a proposta comercial é indispensável, mas pensou que bastaria enviá-la escrevendo diretamente como mensagem no WhatsApp? Nada disso, segura a ansiedade de apertar o “enviar”! O orçamento, além de uma obrigação legal, é o documento que garante o alinhamento entre as duas partes.

O jeito certo de entregar sua oferta é preparar um arquivo oficial, por escrito. Nada de digitar os valores, descrever mal o serviço e falhar em sinalizar os produtos/serviços que estão inclusos. Afinal, você quer inspirar confiança ou dar a sensação de amadorismo?

Se seu intuito é realmente ganhar o cliente, precisa ficar atento à emissão da sua proposta. Faça-a por escrito, com método e coerência. A gente garante que vale a pena. Com isso, você:

  • diminui o risco de mal-entendidos, pontuando exatamente o que entregará se o negócio for fechado;
  • aumenta a credibilidade da sua marca, demonstrando o suporte operacional que sua empresa oferece;
  • estimula o ciclo virtuoso de fidelização e indicação, trabalhando para fidelizar o cliente e garantindo que ele o recomendará a amigos e conhecidos.

Aposto que você ainda não sabia que o orçamento por escrito podia fazer tanto pelo seu negócio, não é mesmo? O bonito do empreendedorismo é isso: aprender todos os dias, evoluir sempre. Nunca é tarde para repensar processos e redirecionar estratégias!

Como fazer orçamento?

Certo, chegamos à parte prática disso tudo. É hora da mudança! Veja como agilizar a elaboração de seus orçamentos e potencializar seus negócios, garantindo mais profissionalismo e credibilidade. Acha que vai dar trabalho? Que nada! Não se preocupe: com as ferramentas certas, todo o processo não tomará muito de seu tempo e, com certeza, fará uma enorme diferença no seu retorno.

Manual do sucesso para o profissional autônomoPowered by Rock Convert

1. Detalhe serviços e/ou materiais

A missão do orçamento é justamente facilitar a visualização dos recursos que serão consumidos no negócio, sejam eles produtos, serviços ou ambos. Por isso, você deve garantir que tudo esteja bem detalhado e que possa ser compreendido com facilidade.

Evite os documentos mirabolantes, em que você faz rodeios para detalhar o desnecessário e acaba fazendo o cliente cair no sono antes do fim, mas tenha a certeza de que esclareceu o necessário. Não custa reforçar que não adianta passar os valores diretamente por mensagem no WhatsApp e achar que está tudo certo, viu?

Ao agir assim, escrevendo diretamente no WhatsApp em vez de elaborar um documento formal, você provavelmente está correndo sérios riscos. Para dizer o mínimo, está desqualificando a sua oferta e pode ser totalmente mal-compreendido. É lógico que você não quer nenhum transtorno parecido, né?

2. Informe dados completos

Tanto você quanto o seu cliente precisam se respaldar. Bora fazer um orçamento que resguarde as duas partes? Siga o que prevê o Artigo 40 do Código de Defesa do Consumidor e informe os dados completos. Isso é obrigatório.

No seu caso, aproveite para relacionar tudo o que for pertinente para o seu controle e tudo o que pode facilitar a vida do seu cliente.

Inclua nome completo, razão social, CNPJ, endereço, e-mail, telefone e redes sociais da empresa. Reúna, ainda, os principais dados (nome completo, CPF, endereço, telefone e e-mail) do cliente e cheque tudo antes de finalizar. Uma informação incorreta pode dar uma baita dor de cabeça e você não quer pagar para ver.

3. Pontue prazos e garantias

você falhar na comunicação dos prazos, provavelmente terá problemas com todo o relacionamento comercial. Pode até correr o risco de se decepcionar e de ganhar um divulgador negativo – aquele cliente que você deixou tão insatisfeito que faz questão de falar mal do seu trabalho e/ou do seu comportamento. Aí, a coisa fica séria.

O prazo costuma ser um fator importante na decisão de fechar negócio. No orçamento por escrito, você deve eliminar qualquer dúvida sobre o que foi combinado. Quando tudo está no papel e pode ser consultado a qualquer momento, pelo empreendedor ou pelo cliente, as incertezas e os achismos evaporam. Dá para trabalhar tranquilo!

4. Seja claro nas condições de pagamento

Assim como o prazo, o custo também tem um grande impacto na decisão do cliente. É claro que o seu preço será (e deve mesmo ser) o resultado de uma sequência de análises que só você pode fazer — tais como suas despesas operacionais e seu posicionamento no mercado, para citar apenas alguns —, mas é fundamental que você deixe tudo bem claro.

Valorize seu serviço e entenda os limites do seu mercado. Trate de deixar tudo bem explicadinho, evitando desconfortos no meio do caminho. Por exemplo: se for parcelar, vale descrever o número e o valor de cada pagamento. Consegue dar desconto? Ótimo, mas explique qual das modalidades de pagamento tem esse benefício. Combinado não sai caro, não é mesmo?

5. Adote ferramentas de otimização

Tá achando que tudo isso vai dar um trabalho lascado? Respira fundo e fique tranquilo: é só conhecer as ferramentas certas para agilizar o processo. A gente sabe que o dono de um negócio sempre tem milhões de coisas para fazer e qualquer atividade excessivamente manual toma um tempo precioso. Confie: dá para ser profissional sem ficar lidando com planilhas o dia todo.

No caso dos orçamentos, sistemas simples e eficazes são ótimos aliados da gestão. Eu ouvi um suspiro de alívio? Pode ficar feliz: com um pouco de tecnologia, você fica tranquilo e o cliente fica satisfeito. Os softwares automatizam tudo e evitam aqueles erros chatos que, cometidos na pressa da digitação, têm potencial de dar dor de cabeça.

Se antes você não sabia ao certo como fazer orçamento, com o app Agenda BOA consegue gerar propostas profissionais em segundos. Você leu certo: não horas, não minutos, mas segundos! É mamão com açúcar. Basta inserir as informações e a tecnologia faz o resto, inclusive enviando o documento formal ao cliente, agora sim, por e-mail ou WhatsApp.

Nem precisa beliscar, porque dá para fazer tudo isso e muito mais. Quer saber tudo? É só entrar em contato e tirar todas as suas dúvidas com a gente. Não perca a chance, hein?

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

9 Comentários em “Como fazer um orçamento? Garanta seu lucro em 5 passos

  1. Sou cliente e tenho a versão pró, é possível duplicar o orçamento? Pois no ramos de câmeras trabalhamos com várias marca e o cliente pergunta, qto fica da Intelbras e da hickvison por ex. Ai tem que ficar fazendo tudo novamente.

  2. Com o modelo PRO, dá pra inserir fotos do trabalho no orçamento?
    Prá mim que tenho uma oficina de reparação automotiva,seria muito bom poder acrescentar fotos.
    Obrigado!

    1. Muito obrigado pela sugestão Eder, ainda não temos essa funcionalidades mas já está na nossa lista de funcionalidades que queremos criar.

  3. O APP de vocês é ótimo!!
    Por motivos financeiros, ainda utilizo a versão gratuita. Durante a fase de teste, notei a eficiência da versão pró e em breve estarei utilizando essa ferramenta na integra.
    Parabéns e um abraço parceiros!!!

    1. App muito bom prático e objetivo
      Por condições financeiras tbm utilizo a versão gratuita do App
      E sempre indico pra outras pessoas que prestam serviços.

  4. Obrigado, temos a versão gratuita, mas já nos é muito útil…. Esperamos em breve poder usar a versão Pro, mas seria muito bom poder colocar a foto dos produtos, trabalhamos com venda de roupas de altíssima qualidade, e será muito bom poder mostrar através desta ferramenta aos nossos clientes e parceiros.

Deixe uma resposta

-