fbpx

Confira dicas de como organizar uma marcenaria pequena!

5 minutos para ler

O desenvolvimento de qualquer negócio requer sempre cuidado e organização constante. Com as marcenarias pequenas, não é diferente. Nesse tipo de negócio, o cuidado deve ser redobrado, já que o trabalho com a madeira envolve muitas ferramentas e também pode fazer muita sujeira.

Saber como organizar uma mercearia pequena é muito importante para que você tenha qualidade no trabalho e para garantir um bom retorno para o seu bolso.

Neste post, vamos mostrar algumas dicas de como organizar uma marcenaria pequena e ter bons resultados. Ficou interessado? Vem aprender com a gente!

Qual a importância de organizar a marcenaria?

Trabalhar com madeira é bem lucrativo, se você dirigir o negócio com cuidado e qualidade. Mas, para isso, é preciso ter uma marcenaria organizada. Quando a empresa é pequena, você deve ter mais atenção ainda, porque o espaço tem que ser muito bem aproveitado.

Mas por que é tão importante que a marcenaria esteja limpa e com tudo nos conformes? Porque isso vai gerar impacto na qualidade e no rendimento do time. No meio da bagunça, ninguém trabalharia bem, as ferramentas espalhadas e a sujeira no chão fazem o trabalhador render pouco. Um ambiente arrumado deixa a equipe produtiva e disposta para se dedicar.

Além disso, um espaço bem arrumado passa uma boa impressão para o cliente. O comprador vai ter mais confiança no negócio se vir um ambiente ordenado, onde o pessoal trabalha em boas condições. Ou seja, a imagem da sua empresa ganha um impacto positivo quando você deixa tudo no lugar.

Como organizar uma marcenaria pequena?

Há várias coisas que você pode fazer para organizar a sua marcenaria. Veja algumas dicas, a seguir!

Tenha um espaço exclusivo para a recepção de clientes

Para receber bem o cliente, a cordialidade e a gentileza são muito importantes. Mas o ambiente também conta. Não dá para acolher o pessoal no meio da oficina, enquanto tem gente trabalhando com barulho de máquinas e ferramentas. É preciso um lugar separado, confortável, limpo e bem decorado.

Manual do sucesso para o profissional autônomoPowered by Rock Convert

Invista em cadeiras boas e em uma iluminação adequada. Ofereça, também, água e café, além de ótimas acomodações. Você pode aproveitar para deixar algumas peças finalizadas em evidência, para o cliente começar a observar os atrativos do seu trabalho.

Preze sempre pela limpeza e organização do espaço

Limpeza e higiene devem ser palavras de ordem na marcenaria. Serviço de qualidade vem de uma equipe competente, mas que também está em boas condições de trabalho. Mantenha o ambiente adequado para as atividades, com faxinas frequentes. É bom também fazer arrumações regulares e evitar guardar coisas que não vão ser usadas.

Defina um período para a organização dos itens da marcenaria

Quando você organiza uma vez, fica tudo bem ordenado. Mas logo o expediente começa e as coisas voltam a sair do lugar. Às vezes, fazemos umas arrumações mais rápidas, que deixam as coisas estáveis por um tempo. Mas logo, a bagunça ganha tamanho e a eficiência começa a diminuir.

Isso é normal. Mas precisa ter recurso para esse quadro: arrumação é coisa de fazer sempre. Assim, marque uma regularidade para ajeitar as coisas na oficina. Com organizações frequentes dos itens, tudo fica mais fácil.

Monte um espaço inteligente

A gente mencionou, há pouco, que é preciso aproveitar muito bem o ambiente quando o espaço é menor. Tem que ter lugar para tudo o que é importante e ainda dar para circular bem. É bom lembrar também que as ferramentas precisam estar em locais fáceis de pegar. Assim, as coisas ficam mais funcionais e o expediente rende mais.

Por isso, fazer um espaço inteligente é importante. Aproveite armários verticais e ilumine bem. Além disso, monte bancadas confortáveis e deixe os objetos de forma acessível para o time. É bom também reforçar os itens de segurança. Assim, tenha locais para guardar equipamentos de proteção e coloque as máquinas de forma segura para a equipe.

É fundamental ter um bom planejamento e uma gestão do espaço adequada para não sofrer prejuízos financeiros. Com um ambiente funcional, o trabalho rende mais e você oferece um serviço de boa qualidade. Além disso, a organização passa uma imagem boa para o cliente, trazendo mais confiança no negócio. Lembre-se de fazer limpezas e arrumações de forma regular e sempre colocar as peças e itens de um jeito que facilite as atividades.

E então? Gostou de nossas dicas sobre como organizar uma marcenaria pequena? Aproveite e baixe o nosso manual do sucesso para o profissional autônomo!

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-