fbpx

Passo a passo: como pagar o INSS como autônomo?

4 minutos para ler

Ser dono do próprio negócio tem suas vantagens, porém, há muitas obrigações, como pagar o INSS como autônomo. Esse quesito não pode ser deixado de lado, pois ele é a contribuição para a sua aposentadoria e para um afastamento, em caso de acidente ou doença.

Mesmo com tantas mudanças em relação às regras da Previdência Social, é necessário contribuir mensalmente, por isso, você precisa se inscrever, escolher a categoria de contribuição e fazer o pagamento. Entenda melhor sobre o assunto e veja os passos que deve seguir para isso logo abaixo. Boa leitura!

Entenda o que é o INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) faz parte do Ministério da Previdência Social do Governo Federal. Esse é responsável pelos pagamentos das aposentadorias e de outros benefícios relativos ao trabalhador, que contribui tendo carteira registrada ou sendo autônomo. Estão excluídos dessa situação os servidores públicos.

O pagamento da Previdência é importante porque o órgão garante o recebimento todo mês da aposentadoria, bem como da pensão por morte, do auxílio acidente ou doença, do salário maternidade ou família, do 13º salário, dentre outros.

Conheça o passo a passo de como pagar o INSS sendo autônomo

Para recolher a guia do GPS como autônomo, você deverá estar inscrito como contribuinte individual no INSS, pois os valores a pagar serão modificados de acordo com o tipo de contribuinte. Isso muda a aposentadoria a que você terá direito, sendo ela por tempo de serviço e idade ou somente por idade.

Veja o passo a passo para garantir a sua aposentadoria

Separe a documentação necessária

Não é necessário enviar nenhuma documentação para o INSS, bastando se inscrever no site para obter o número de inscrição do trabalhador (NIT). Caso já tenha PIS, PASEP ou NIS, poderá usá-lo para a Previdência Social. Para confirmar se já tem algum dos registros, vá a qualquer agência da Caixa Econômica Federal e leve seu RG e a carteira de trabalho.

Aprenda como dar entrada

Se você já trabalhou com carteira registrada, já terá o número do PIS, mas se é a primeira vez, deve acessar o Portal do Instituto, clicar em INSS e preencher o seu cadastro com todas as documentações necessárias, de acordo com as orientações dadas. Você também pode ligar para o número 135 e solicitar sua inscrição por lá.

Escolha o tipo de contribuição

Com o número do PIS em mãos, agora, inscreva-se como contribuinte individual e escolha o tipo de contribuição. São duas:

  • código 1007 – indicado para autônomos que pretendem pagar 20% de INSS sobre o valor mínimo recebido de R$ 5.645,80, ou seja, R$ 1.129,16. Nesse caso, poderão se aposentar por idade ou por tempo de serviço;
  • código 1163 – indicado para aqueles que querem pagar 11% sobre o valor de um salário mínimo para ter acesso aos benefícios, mesmo que recebam, de aposentadoria, somente um salário mínimo.

Saiba como pagar a guia

O preenchimento da guia chamada de GPS pode ser feito pela internet, pelo Internet Banking ou manualmente. Verifique as informações antes de pagar, principalmente o código do contribuinte.

Internet

Entre no site da Previdência e escolha as opções: contribuintes filiados à Previdência Social antes de 29/11/1999 ou a partir de 29/11/1999. Veja a data em que se cadastrou no PIS. Logo, preencha os dados pedidos pelo site, como data e valor, e, depois, selecione gerar GPS e imprima o documento.

Internet Banking

Geralmente, no seu banco, o acesso no terminal será “pagamentos” – “impostos e tributos” – “GPS”. Sendo assim, procure por algo parecido.

Manualmente

Compre o carnê do INSS em uma papelaria e preencha as guias. Caso tenha dúvidas, pesquise na internet como deve ser feito.

Entendeu o passo a passo de como pagar o INSS como autônomo? Não é difícil. Por isso, não deixe de contribuir para obter os benefícios e ter uma renda quando estiver mais velho. Pense no seu futuro.

Quer saber mais sobre esse ou demais assuntos referentes à sua atuação de autônomo? Assine nossa newsletter e fique bem informado.

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-