fbpx

Como ter ética no trabalho sendo um empreendedor?

Dois homens em um canteiro de obras apertando as mãos para celebrar a ética no trabalho
5 minutos para ler

Empreendedor também deve ter ética no trabalho. Ainda mais se pensarmos que a imagem do autônomo é, na verdade, a imagem do próprio negócio! Se você quer prosperar, celebrar grandes conquistas e ter orgulho de olhar para trás e ver tudo o que já fez (e como fez), vale a pena pensar na ética como o melhor caminho para o desenvolvimento saudável da empresa.

É para isso que este post nasceu: nossa missão aqui é ajudar você a entender um pouco mais sobre a importância desse conceito e também permitir a visualização dos grandes impactos dele no seu dia a dia. Continue conosco!

O que é ética no trabalho?

Ética é uma palavra que nasceu no latim e se refere a um conjunto de valores positivos. Ser ético significa ser justo, valorizar as pessoas e agir de modo transparente para que todos possam crescer.

Para o empreendedor, a ética no trabalho também é sinônimo de profissionalismo e deve ser uma postura constante. A decisão exige que sempre haja honestidade, tolerância e integridade em todas as etapas do processo — da negociação de venda à entrega do produto ou serviço.

Na prática, empresas éticas são aquelas que se preocupam com clientes, fornecedores e colaboradores, agindo de modo humilde e flexível. São aquelas que ganham a confiança e que somam muitas conquistas ao longo de sua existência.

E não se assuste se, em um futuro não tão distante, apenas os negócios com foco em ética sobreviverem à competição do mercado! O consumidor, afinal, tem cada vez mais consciência de compra e seleciona com cuidado as marcas que permite em sua casa.

Como ser ético no dia a dia do negócio?

A rotina de um empreendedor é bastante puxada, mas deve sempre haver espaço para a transparência nos relacionamentos. Confira algumas práticas comuns para um trabalho mais ético!

Trate os clientes e fornecedores com respeito

Todos aqueles com que você e sua empresa se relacionam merecem a sua atenção e o seu respeito. A verdade é que, de fato, não importa muito de que lado da transação você está (comprando ou vendendo), mas sim a forma como você conduz esses relacionamentos.

Com fornecedores, por exemplo, preocupe-se em valorizar o trabalho. Com clientes, por sua vez, dedique-se a oferecer soluções efetivas para os problemas que eles apresentam, interessando-se de verdade por eles.

Manual do sucesso para o profissional autônomoPowered by Rock Convert

Seja sempre honesto

A honestidade é uma característica valiosa! Na rotina do negócio, a importância desse valor fica evidente em uma atividade comum a todos os tipos de empresas: o orçamento.

Na hora de levantar a matéria-prima que será consumida e de calcular a demanda de horas de trabalho para realizar a tarefa por completo, lembre-se de que a confiança depende da clareza com que tudo é colocado no papel.

Dê prioridade ao que é justo, sem deixar de esclarecer ao cliente que seu trabalho e seu profissionalismo têm muito valor. Mais uma vez, as duas partes saem ganhando!

Cumpra normas técnicas e preocupe-se com a segurança

A preocupação com a qualidade dos produtos e/ou serviços que você oferece deve ser genuína. Por isso, é essencial que você obedeça às normas técnicas e cumpra os padrões de segurança.

Preocupar-se com o cliente para além do momento da venda (e da prestação de serviço) também é indicador claro de que há ética no trabalho. Essa postura, além de tudo, encanta e fideliza o público.

Como incorporar a ética na vida empreendedora?

Uma postura ética faz toda a diferença no sucesso do negócio e na satisfação pessoal do empreendedor. E não é difícil agir de acordo com princípios justos e transparentes, viu?

A mudança começa quando comportamentos até então egoístas e inconsequentes são deixados de lado. Pense, por exemplo, em uma péssima prática entre os autônomos, infelizmente bastante comum no mercado: o profissional aceita o serviço, embolsa um sinal e, antes de concluir o que se propôs a fazer, recebe uma oferta maior de outro cliente, abandonando o primeiro trabalho no meio.

Essa conduta fere todos os princípios do profissionalismo e deve ser totalmente eliminada da rotina do empreendedor. A ética está ligada de forma direta à capacidade de inspirar confiança no consumidor, fazendo-o valorizar o empreendedor contratado. Deve ser uma relação em que ambos ganham e crescem juntos.

O importante, portanto, é tratar cada etapa da rotina como uma oportunidade para agir de forma justa, focando em ética no trabalho. Esse tipo de comportamento é, sem dúvida, muito nobre, mas está longe de ser apenas isso: a ética traz resultados bem práticos aos autônomos que a enxergam como uma prioridade que não está em negociação. Vale fazer o teste!

E você, como administra as suas demandas e processos? Comente no post e divida as suas experiências de trabalho (e de ética) conosco!

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

10 Comentários em “Como ter ética no trabalho sendo um empreendedor?

  1. Etica: é respeitá o cliente ao executar o trabalho, ao fornecer o material, ser pontual e cumprir tudo que foi combinado, isto para me é ser ético.

  2. Na minha empresa procuro ser o mais claro e objetivo possível,gosto muito de tratar todo o pessoal que está em torno de mim com igualdade e respeito.
    A comprometimento em efetuar o serviço do cliente vem em primeiro lugar.

  3. A ética e o resumo da formação pessoal de uma pessoa que almeja o melhor para todos sem desigualdades. Em relação aos negócios Vale lembrar que o princípio de uma empresa conta muito para a formação pessoal de cada empreendedor, e atraves de seu conceito e formada uma politica ao qual sua empresa deve seguir, assim como seus colaboradores . suponho que muitos ja passaram por situações desagradaveis envolvendo critérios adotados no início de um contrato, mas que na aplicação não foram executados. Na minha opinião gerar um orçamento, mesmo tendo condiçoes tecnicas para executalo, deve se ter um reobras(resumo) com seus colaboradores para que voce possa dar ênfase a ética global que envolvera o cliente e sua empresa.

  4. O ser humano não e perfeito, más quando há humildade, agente,aprende todos os dias com aqueles que estão em nossa volta
    Um ponto muito importante,que penso eu que deve ser levado a sério, falando de ética
    Quando se trata do cliente comserteza devemos agir de maneira correta ética

Deixe uma resposta

-