fbpx

Se você quer aprender como vender bem, este post é para você!

4 minutos para ler

A todo momento as pessoas estão vendendo, pode ser um produto, um serviço ou mesmo sua imagem como profissional, mas já pensou em como vender bem tudo isto? Não há uma receita de bolo, mas, sim, técnicas que podem ajudar.

E uma delas é vender a solução que realmente o consumidor está precisando e que resolverá o problema dele. Porém, ainda, há outras orientações quanto ao atendimento, envolvimento e conquista.

Por isso, este post foi feito para você aprender técnicas de vendas e aperfeiçoar a arte da argumentação e da negociação. Vamos lá?

Tenha boas técnicas de negociação para convencer o cliente

A forma como se aborda o cliente é decisiva, pois você o conquistará ou perderá. Já entrou em uma loja em que o vendedor perguntou o que precisava e saiu para fazer outra coisa?

Então, neste momento ele acabou de perder um cliente, não foi? Desta forma, chegue educadamente, seja sorridente e mostre que está lá para ajudá-lo. Busque identificar se a pessoa é mais formal ou informal para que sua fala entre em sintonia com a dele e gere empatia.

Após analisa-lo, entenda o que está procurando e seus motivos para poder ofertar as possíveis soluções. Aqui, algumas etapas importantes que podem auxiliar nesse momento.

  • faça um planejamento das melhores formas de abordagem para que não haja interferência;
  • avalie se o público conhece sua empresa, pois isso pode alterar o atendimento;
  • crie um passo a passo da conversa com o cliente, definindo as principais perguntas e respostas;
  • teste o diálogo com pessoas conhecidas para saber se alcançou seu objetivo;
  • treine todo o processo de vendas antes de ser aplicado aos clientes, assim, conseguirá reagir em diversas situações;
  • foque no que foi planejado, definido e treinado, porque a cada consumidor haverá uma ação diferente, bem como, um argumento.

Assim, tendo uma boa técnica de negociação, aos poucos os resultados aparecerão e de maneira interessante.

Encontre conexão emocional com o cliente

Observe o cliente no início da conversa e veja se ele aceita uma aproximação. Desse modo, use expressões carinhosas para criar uma conexão emocional, analise os assuntos que gosta de conversar para desenvolver o relacionamento, desde que sejam temas que agradam a você e a ele e seja sincero.

Manual do sucesso para o profissional autônomoPowered by Rock Convert

Conte histórias para envolvê-lo

Se aparecer uma oportunidade, conte para ele uma história, um fato que você já viveu ou outra pessoa vivenciou, para dar de exemplo. Envolva a atenção do cliente e aguce sua curiosidade. Isso reforça o apelo emocional e aumenta a chance da venda.

Mostre problemas e apresente as soluções. Manifeste interesse em solucionar o problema dele da melhor maneira. Ao identificar sua dificuldade em resolver aquilo, veja quais são seus desejos e apresente as soluções que a empresa oferece.

Torne o negócio diferenciado dos outros profissionais

Conheça os seus diferenciais em relação à concorrência e agregue valor ao produto ou serviço da empresa. Ao atender o cliente, ressalte a qualidade e o que oferece a mais, podendo ser uma equipe mais competente, por exemplo, para que concretize a venda com você e não com o concorrente.

Prepare-se antes para responder possíveis objeções

Já pensou na frase “vender gelo para esquimó”? Um dos motivos das objeções é isso: vender um produto ou serviço para o público errado. Logo, para evitar esse impasse, é necessário analisar quem tem mais chance de comprar o que sua empresa vende.

Dessa forma, encontrará potenciais compradores que consequentemente farão menos objeções. Como também, é indicado entender as necessidades do cliente antes de vender, executar a técnica de vendas em etapas e registrar as principais objeções. Estas ações ajudarão a reduzir os obstáculos.

Transmita confiança e credibilidade como profissional

Conheça seu serviço ou produto profundamente para dar todas as explicações ao cliente, assim transmitirá confiança e credibilidade. Não faça venda forçada, pois será a primeira e última vez que ele fará negócio com você.

Viu que não é difícil aprender como vender bem? Mantenha a sua ética e saiba entender o momento certo de fazer uma abordagem ou mesmo de incentivar que o cliente efetue a compra.

Aprofunde seus conhecimentos aprendendo mais sobre marketing e funil de vendas, sem se esquecer do quanto temas como esses são importantes para seu negócio.

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 Comentários em “Se você quer aprender como vender bem, este post é para você!

Deixe uma resposta

-