fbpx

8 dicas essenciais para um MEI crescer os negócios e fidelizar clientes

7 minutos para ler

Então você decidiu seguir um caminho de sucesso de maneira autônoma e empreendedora? Está tudo indo muito bem ou surgiram alguns obstáculos no meio do percurso? Ser um bom microempreendedor não é tão difícil como muita gente imagina. Porém, existe uma série de dicas para MEI que você precisa saber e colocar prática.

Fidelizar clientes é indispensável para o desenvolvimento de qualquer negócio, independentemente do porte e da área de atuação. Isso porque essas pessoas podem voltar a solicitar algum serviço seu, além fazerem recomendações e comentários positivos. Ou seja, o público fiel também gera novos fregueses por conta da credibilidade e reputação da sua empresa.

Neste artigo, você vai aprender como ser microempreendedor individual exemplar e fazer seu empreendimento decolar. Acompanhe!

1. Direcione o foco para o cliente certo

Não desperdice tempo e energia tentando abraçar o mundo, pois, para fidelizar clientes, é necessário cativar o público certo. Ao fazer abordagens estratégicas para esses compradores, é possível garantir atendimentos memoráveis e prestar serviços de qualidade.

Quem são seus possíveis clientes? O que eles buscam? O que esperam de você? Encontrar as respostas para esses questionamentos é essencial para criar uma estratégia de negócios focada em fidelização. Não adianta pensar que é possível atender todos os perfis igualmente. Não existe produto ou serviço que satisfaça a todos.

2. Cuide do marketing

Ainda que sua empresa seja pequena e que você tenha poucos recursos e nenhum funcionário, investir em ações de marketing é muito importante.

E é possível fazer isso com excelência e sem gastar muito. Se tiver um negócio que presta serviços de manutenção predial, por exemplo, fazer postagens com boas fotos (antes e depois) e promoções no Instagram ajuda muito.

Se for possível, contrate um gerenciador de mídia social para cuidar também do Facebook da marca. Essa plataforma conta com milhões de usuários no Brasil, além de ser completa. Nela, é mais fácil interagir com as pessoas.

3. Ofereça um conteúdo interessante para o seu público

Em tempos digitais, conteúdo é a chave para o sucesso. Isso que você está lendo no seu celular (ou computador) agora é um exemplo claro disso. Os clientes gostam de procurar na internet assuntos relacionados ao universo em que eles vivem.

Isso pode ser utilizado a seu favor de várias formas sem a necessidade de criar um blog ou site. Mais uma vez, você pode usar as mídias sociais para apresentar promoções ou publicar vídeos, por exemplo. Além de linkar artigos de páginas especializadas no tipo de serviço que você presta, entre outras inúmeras abordagens.

4. Tenha produtos de qualidade

Depois de as pessoas saberem da existência do seu negócio por meio do consumo das postagens feitas por você, permita que elas analisem os serviços que podem comprar. Para isso, valorize-se investindo em qualidade.

Nesse caso, o preço não precisa ser barato, basta ser justo e corresponder à qualidade do que é oferecido por você. Afinal de contas, ninguém quer contratar um serviço de instalação ou manutenção com materiais que quebram em poucos dias, não é verdade?

Fique atento a isso, pois vai render boas recomendações, comentários positivos e consumidores fidelizados.

5. Disponibilize várias formas de pagamento

O cliente gosta de flexibilidade na hora de pagar, e você precisa oferecer diversas opções a ele. Cartão de crédito, débito, transferência bancária, pagamento à vista no dinheiro, entre outras possibilidades.

Quanto mais alternativas você apresentar, mais à vontade e satisfeitos seus fregueses ficarão. Assim, a fidelização surge de forma natural.

Manual do sucesso para o profissional autônomoPowered by Rock Convert

6. Atenda com excelência para fidelizar clientes

Essa é uma das dicas para MEI mais importantes, já que o atendimento de excelência é o que vai, de fato, “fisgar” seus clientes.

Isso é fácil de notar durante a rotina do seu empreendimento. A pessoa pode não simpatizar com o preço ou as formas de pagamento oferecidas, mas se você atendê-la de forma especial, com muito respeito e conhecimento sobre o que está sendo vendido, ela vai fechar negócio.

Para chegar nesse nível, é necessário investir em algumas ferramentas. Somente dessa forma seus atendimentos trarão o resultado desejado. Conheça abaixo alguns fatores para que você consiga atender bem.

Canais de comunicação

Os canais de contato são essenciais, mas ofereça apenas os que forem úteis para o seu empreendimento. O telefone fixo, por exemplo, dá credibilidade no mercado. É um recurso antigo, mas que mostra que o seu negócio existe.

Já o WhatsApp é fundamental, pois é possível trocar mensagens instantâneas com seus clientes sem custos. Além de ser viável enviar novidades, descontos e promoções para pessoas específicas — aquelas que contratam seus serviços há mais tempo, por exemplo.

Experiência única

O consumidor deve ter uma experiência única ao ser atendido por você. Ele deve se sentir acolhido e satisfeito, e isso só é possível de uma forma: quando você foca integralmente nele.

Assim que ele chegar ao seu estabelecimento, abandone o que estiver fazendo e dê toda a atenção do mundo. Concentre-se em tudo o que for dito. Demonstre interesse nas dúvidas e necessidades do cliente.

Quanto mais seguro ele estiver no seu trabalho, maior a chance de fechar negócio. Se isso ocorrer, pegue o contato dessa pessoa e já agradeça por ter escolhido você.

Base de dados

Você não precisa dominar informática para ter uma boa tabela de dados. Basta fazer um curso intermediário de Excel para isso.

Crie um documento nesse programa e insira todas as informações sobre a sua clientela: desde registros pessoais até os mais específicos, como o que foi comprado, as demandas mais comuns e outros detalhes que você pode inserir no futuro.

Isso pode ajudar você na hora de mandar ofertas exclusivas para cada um. É um modo prático, organizado e eficiente de garantir fidelizações de longo prazo.

7. Valorize o pós-venda

Em caso de dúvidas ou reclamações, é preciso ter um cuidado extra. Um cliente descontente pode prejudicar a reputação da sua marca, algo que certamente você não quer. Portanto, faça um bom pós-venda a fim de responder questionamentos, ouvir críticas e auxiliar no que for preciso.

8. Tenha controle sobre os pedidos

Fazer o controle adequado dos pedidos é essencial para seguir o cronograma de serviços e atender toda a freguesia no prazo. Para isso, utilize um aplicativo de gerenciamento de tarefas no seu celular. Com ele, você consegue:

Esperamos que as dicas para MEI mencionadas neste post possam ajudar seu empreendimento a conquistar uma boa posição no mercado de serviços. Para isso, é só colocá-las em prática no seu planejamento a fim de criar metas e definir objetivos de crescimento. Boa sorte!

Então, gostou deste conteúdo? Aproveite o gancho desta leitura e descubra como alcançar o crescimento profissional sendo MEI.

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

5 Comentários em “8 dicas essenciais para um MEI crescer os negócios e fidelizar clientes

  1. Todos os conteúdos excelentes..leituras rápidas mas de grande valia para o empreendedor. Se colocados em prática, o sucesso é certo!!!

  2. Gostei muito da dica sobre tirar fotos do antes e depois,já que presto serviços na limpeza de cond.
    Gostaria de mais dicas se possível.
    desde já agradeço

Deixe uma resposta

-