fbpx

Como um profissional autônomo pode controlar faturamento mensal? Saiba!

3 minutos para ler

É claro que um profissional autônomo precisa conquistar mais clientes para aumentar o seu faturamento mensal. Mas você sabia que dá para otimizar esse dinheiro que entra todo mês se investir em organização e estrutura para o seu trabalho?

Para você ficar por dentro do assunto e melhorar suas práticas na rotina pessoal e profissional, vamos passar algumas dicas de como fazer um bom controle de receitas e despesas para ter mais fôlego no fim do mês. Confira!

Trate das suas finanças como uma empresa

A primeira coisa que todo profissional autônomo deve entender é que ele é uma empresa. Portanto, a gente aconselha que você cuide do seu dinheiro como uma organização faria.

O ideal é que você crie uma divisão para gastos relacionados com o trabalho. Assim, poderá definir seus custos de produção/serviço para acertar o melhor preço com uma boa margem de lucro.

A TV que você teve que trocar em casa, por exemplo, não entra nessa conta. Esse é um gasto pessoal, e a melhor forma de tratar essas finanças é retirar um valor mensal da empresa como se fosse um salário que você está recebendo.

Use parte do faturamento mensal como uma reserva

Quer ver como essa divisão facilita o controle? Separando a sua parte e a do negócio, você consegue gerir o faturamento mensal com mais precisão e todo mês guardar um pouquinho para a reserva da empresa.

Essa economia é necessária principalmente para dois momentos. O primeiro é para quando o mercado esfriar. É importante ter uma rede de segurança para se sustentar com menos clientes até as coisas melhorarem.

Manual do sucesso para o profissional autônomoPowered by Rock Convert

O segundo tem a ver com tirar férias, algo que todo profissional merece. É fato que, para o autônomo, não trabalhar significa não receber. Mas a reserva pode ser um planejamento para você descansar com tranquilidade e recarregar as energias para voltar ao batente.

Crie indicadores de performance para seguir

Controle de finanças parece complicado, mas é simples quando você acompanha alguns indicadores fundamentais. Estamos falando de número de atendimentos, média de preço por cliente, o quanto você está gastando com cada produto/serviço e como esse dinheiro está sendo gasto.

O segredo aqui é ter uma metodologia. Por exemplo, contabilizar esses valores por atendimento, por mês e por ano. Quando você comparar essa evolução com sua rotina, vai descobrir na hora o que pode melhorar ou modificar para faturar mais.

Aposte em um aplicativo para gestão do seu trabalho

Todo esse trabalho pode ser ainda mais simples com a ajuda da tecnologia. Se você tem uma solução de organização completa e especializada na rotina de profissionais autônomos, todas essas práticas para aumentar o quanto você ganha estão centralizadas em um lugar só.

Vale a pena investir em um aplicativo desse tipo, como o da Agenda BOA. Ele permite que você gerencie pedidos e compromissos, gere orçamentos e faça o controle de custos e lucros.

Enfim, lembre-se de que melhorar seu faturamento mensal não é só aumentar a quantidade de dinheiro que entra. Também é saber como tirar maior proveito dele na sua vida pessoal e no seu crescimento profissional.

Quer ter tudo isso no seu bolso? Entre agora no site da Agenda BOA e conheça o melhor aplicativo no mercado para gestão de trabalho autônomo!

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 Comentários em “Como um profissional autônomo pode controlar faturamento mensal? Saiba!

  1. A agenda boa tem facilitado muito para minha empresa e me encimado como gerir as finanças, também aumenta a confiança dos clientes trazendo muito mais clientes para a empresa.

Deixe uma resposta

-