fbpx

4 formas de cobrar um cliente inadimplente de maneira educada

4 minutos para ler

O consumidor inadimplente sempre causa dores de cabeça aos empreendedores autônomos. Principalmente para aqueles que abriram sua empresa há pouco tempo e não sabem como enfrentar esse tipo de situação com tranquilidade. Fora o valor devido, é preciso criar formas de cobrar um cliente, senão o seu negócio será prejudicado no futuro.

Não é algo tão simples de ser resolvido no dia a dia, pois mesmo quem já tem experiência de mercado pode passar por dificuldades para lidar com clientes devedores. A boa notícia é que não existe missão impossível, pois é possível negociar sem que as partes envolvidas fiquem exaustas no final das contas.

Pensando nisso, separamos 4 dicas incríveis para cobrar um cliente inadimplente com eficiência. Veja abaixo!

1. Descubra o motivo da inadimplência

O atraso pode ocorrer por diversas razões. Pode de ser que a pessoa simplesmente tenha se esquecido do compromisso. Dessa forma, após o primeiro contato, ela fará o pagamento. Porém, pode ser que a inadimplência aconteça de propósito (ou seja, o consumidor realmente não quer pagar o que deve) ou por problemas financeiros.

O dever de quem assume a dívida é honrar com os pagamentos. Mas podem surgir situações que impedem esse momento tão esperado por você, prestador de serviços. Diante disso, é preciso entender os motivos que levaram o devedor a agir de tal forma e tomar as providências necessárias, caso a caso.

2. Seja cordial e não tenha receio de cobrar

É importante saber que algumas atitudes são necessárias na hora de cobrar um cliente, já que é importante respeitar as normas do Código de Defesa do Consumidor. Não provocar constrangimento é uma das principais.

Isso não quer dizer que você deve ter receio de fazer cobranças — afinal de contas, você também tem seus direitos protegidos por lei. Isso porque o atraso na entrada de dinheiro em caixa pode comprometer o negócio e impedir seu crescimento.

Manual do sucesso para o profissional autônomoPowered by Rock Convert

Para cobrar com eficiência, seja discreto, atencioso e educado ao falar com a pessoa sobre o vencimento do prazo de pagamento. Esclareça, de forma amigável, que você precisa do dinheiro para arcar com compromissos financeiros.

3. Saiba negociar

A melhor forma de chegar a um acordo amistoso é sendo flexível durante a negociação. Essa etapa é bastante crítica para as duas partes envolvidas. Para resolvê-la da melhor forma, apresente boas opções para o pagamento e fique atento ao escutar as propostas vindas do cliente.

Pode ser que ele esteja fazendo o possível, oferecendo todas as suas economias para pagar a conta. É importante reforçar que, nesse caso, você precisa estar do lado do consumidor, e não encará-lo como um inimigo.

Veja algumas maneiras de ser flexível sem sofrer prejuízos:

  • dar descontos sobre o valor total da dívida para pagamentos à vista;
  • oferecer diversas formas de pagamento (cartão de crédito ou débito, cheque, boleto etc.);
  • aumentar o número de parcelas (12 vezes sem juros, por exemplo).

4. Envie lembretes antes do vencimento das contas

Pode ser por telefone, mensagem instantânea (WhatsApp) ou e-mail. Independentemente da forma de contato, você precisa criar uma rotina que facilite a sua vida e a de seus fregueses.

Uma boa ideia é mandar lembretes, alguns dias antes do vencimento das contas, para lembrá-los de fazer o pagamento. Essa prática vai evitar que eles se esqueçam do compromisso que firmaram com você, o que pode diminuir o número de inadimplentes.

Então, gostou das nossas dicas sobre como cobrar um cliente? Esperamos que elas possam ajudar você a fazer cobranças com maiores chances de sucesso em pagamentos. Para isso, seja sempre cordial com as pessoas e evite discussões desnecessárias.

Se você achou este artigo útil, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais. Assim, seus colegas empreendedores autônomos também saberão como agir durante as cobranças.

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

7 Comentários em “4 formas de cobrar um cliente inadimplente de maneira educada

  1. Esperava mais, os problemas que tenho com clientes inadiplentes só resolve cobrando todos dias ou após vencer o prazo dado depois da ultima conversa, cliente assim a gente evita, ou só trata com pagamento à vista ou cartão, nem boleto nem cheque muito menos prazo

Deixe uma resposta

-