fbpx

Já ouviu falar em gerenciador de pedidos? Veja por que você precisa dele!

7 minutos para ler

As planilhas eletrônicas são muito utilizadas pelas pessoas que querem ter um maior controle sobre suas atividades financeiras. Porém, um gerenciador de pedidos consegue ser mais completo e trazer mais agilidade na troca de informações.

Ao usar um programa desse tipo, o profissional tem uma visão mais ampla de todas suas atividades. Assim, fica fácil entender com qual cliente conversar, quem precisa de uma atenção maior e quais já fecharam negócio.

Sabemos que você quer entender melhor como isso tudo funciona. Conte com a gente para aprender mais sobre o gerenciador de pedidos. Acompanhe nosso artigo e boa leitura!

O que é um gerenciador de pedidos?

Um gerenciador de pedidos é um programa que centraliza a gestão de tudo que envolve as solicitações de quem contrata um serviço que você oferece. Então, estamos falando de reunir em um só lugar informações como:

  • dados de contato dos clientes;
  • etapa dos pedidos;
  • prazos de entrega;
  • pagamentos recebidos e realizados;
  • orçamentos e ordens de serviço emitidas;
  • emissão de recibos e histórico dos já enviados.

Esse tipo de programa pode ser utilizado até no smartphone. Claro que a versão em aplicativo de celular é bem mais prática, pois todas essas funções podem ser acessadas de qualquer lugar, até mesmo na casa do cliente.

O gerenciador de pedidos é desenvolvido com a tecnologia em nuvem. Isso significa que os arquivos e informações são guardados em um espaço seguro na internet, acessado por senha e com barreiras de proteção. O programa centraliza uma série de funções para que você organize, gerencie e controle os processos do seu negócio.

Ter um gerenciador de pedidos é muito importante porque a rotina fica mais ágil e prática. Com ele, você vai ter as informações certas do cliente em mãos, o que vai ajudar a fazer um atendimento melhor. Além disso, vai ser mais fácil administrar a dinâmica do seu trabalho.

Por que ter um controle desse tipo?

Mesmo que você já use uma planilha eletrônica para organizar essas informações, o gerenciador de pedidos apresenta ótimos benefícios. A primeira vantagem que um programa desses nos apresenta é a agilidade no trabalho.

Já pensou no tempo que você perde preenchendo e lendo todas aquelas linhas das planilhas? Um aplicativo para gerenciar pedidos facilita essa parte, pois com poucos toques na tela do celular você tem um modelo de proposta comercial, por exemplo.

Isso quer dizer que todos os dados são preenchidos uma única vez no gerenciador de pedidos. Você pode agendar compromissos e gerar documentos a partir do próprio pedido, com apenas alguns toques no celular.

Quais são as vantagens do gerenciador de pedidos?

O gerenciador de pedidos traz uma série de vantagens para o negócio. Vamos mostrar quais são elas, a seguir.

Atração de mais clientes

Sabe aqueles clientes que orçaram um serviço com você há meses, mas ainda não deram notícias? Sem um gerenciador de pedidos, você provavelmente nem sabe quem são essas pessoas.

Esse problema é muito comum, por exemplo, com pintores de paredes, eletricistas e técnicos de ar-condicionado. O profissional envia o orçamento, mas o cliente demora meses para decidir.

Com um bom gerenciador de pedidos, o profissional mantém controle sobre esses orçamentos que podem se tornar serviços contratados. Você enviou uma proposta e o cliente está demorando para decidir? Quem sabe uma mensagem ou um telefonema são o que falta para que ele escolha contratar você?

Aumento do profissionalismo

O gerenciador de pedidos é excelente porque acompanha o profissional em qualquer lugar. Esse modelo de aplicativo utiliza a internet apenas para gravar informações importantes — como um backup — todas as outras solicitações são feitas offline.

Manual do sucesso para o profissional autônomoPowered by Rock Convert

Então, ao visitar um cliente em potencial que apenas está cotando preços, mostrar agilidade e profissionalismo pode ser o diferencial que ele procura. Tudo será feito na frente dele, passando transparência e rapidez, trazendo aquela sensação confortável de que foi bem atendido.

Facilidade de consulta do histórico

Um aplicativo de gerenciador de pedidos consegue reunir todas as informações do mesmo cliente em um só lugar, mostrando o histórico do que ele já pediu e do que você já enviou a ele. Assim, fica bem fácil de acompanhar e nutrir esse relacionamento, tornando-o um freguês da casa.

Melhora da segurança

É difícil sair com o notebook para vários lugares, pois há riscos de assaltos, perda e dano do equipamento. O smartphone é muito mais prático e oferece mobilidade suficiente para trabalhar de qualquer lugar, correndo bem menos riscos de furtos.

Outro ponto é a segurança das informações: você nunca vai perder os dados dos clientes e o histórico de interações com eles. Como dissemos, um aplicativo para gerenciar pedidos faz backup em nuvem, guardando os arquivos de maneira segura em um servidor protegido.

Se você perder ou trocar o celular, basta baixar o aplicativo novamente, que todos os pedidos dos seus clientes estarão lá.

Geração de documentos de forma simples

Quem é autônomo sabe que há muitos documentos para gerar enquanto negocia com o cliente, não é verdade? Orçamento, proposta comercial, ordem de serviço e recibo são os principais, e preencher esses registros pode ser trabalhoso e demorado.

O que acha de montar esses documentos com rapidez, com alguns toques na tela do smartphone? O gerenciador de serviços permite fazer isso. Em poucos instantes, as informações são colocadas no modelo e você faz tudo mais rápido. Isso vai otimizar o atendimento e trazer satisfação para o cliente.

Agendamento de compromissos

Organizar bem a agenda é muito importante para o trabalhador autônomo. São muitas tarefas, diversos clientes e tudo precisa estar anotado para você não se esquecer de nada. O gerenciador de pedidos permite agendar os compromissos com qualidade e de um jeito fácil. Assim, dá para cumprir as demandas sem falhas.

Controle de faturamento, custos e lucro

Quando falamos da parte financeira, ter cuidado é muito importante. A falta de controle com o dinheiro traz problemas para o negócio, dificultando a gestão das contas e trazendo dificuldades para pagar os valores devidos. As coisas têm que estar anotadas e passar por revisão várias vezes, para não ter erro.

O gerenciador de pedidos conta com uma área para organizar as finanças. Nela, você pode acompanhar o seu faturamento, controlar os custos e avaliar o lucro com qualidade e precisão. Fazer as contas do mês vai se tornar uma tarefa simples. Com isso, você faz uma boa gestão e tudo fica anotado e guardado na nuvem, para evitar imprevistos. Dessa forma, o negócio tem mais segurança e qualidade.

Centralização da informação

Ter todas as informações em um só lugar facilita a sua rotina e torna o trabalho muito mais prático. É importante que esse local seja bastante seguro, pois os dados dos clientes e das suas operações financeiras vão estar lá.

Um gerenciador de pedidos permite unir utilidade e segurança em um só lugar. Os dados são centralizados em um programa, podendo ser acessados por um computador ou aparelho móvel, bastando que você tenha conexão com a rede. O acesso é feito com login e senha, para que tudo fique bem protegido.

O gerenciador de pedidos traz mais agilidade nos processos diários de muitos profissionais autônomos e empreendedores individuais. Um dos motivos para investir nesse aplicativo é o profissionalismo, além da agilidade no controle das informações.

Essa ferramenta facilita as atividades e deixa o seu trabalho mais dinâmico. Com ele, você dá conta de organizar melhor sua agenda, suas finanças e compromissos.

Sabia que nós, da Agenda BOA, temos a solução ideal para o seu negócio? Você pode contar com a gente para levar mais satisfação para seus clientes. Aproveite e faça o teste gratuito do aplicativo Agenda BOA e veja como ele vai facilitar o seu trabalho!

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-