fbpx

Gerenciamento da rotina: qual a importância de cumprir sua agenda?

gerenciamento da rotina de empreendedores
6 minutos para ler

O gerenciamento da rotina de um profissional é fundamental para o seu sucesso. Esse tipo de atitude demonstra comprometimento com o cliente e aumenta a confiança dele no seu trabalho, potencializando as chances de satisfação e indicações dos seus serviços a outras pessoas.

A pontualidade e o compromisso são bases fundamentais do profissionalismo e ferramentas básicas da boa relação entre cliente e prestador de serviços. Quando você é um profissional que pauta a sua atuação nessas características, há um diferencial competitivo muito importante, e a chance de colocar seus serviços em evidência no mercado torna-se maior.

Ficou interessado em saber mais sobre a importância do gerenciamento da rotina e quais estratégias você pode adotar para cumprir a sua agenda? Então, continue a leitura que mostraremos. Confira!

Por que o gerenciamento da rotina é importante?

Na correria do dia a dia, as pessoas têm cada vez mais tarefas a serem executadas e menos tempo para realizá-las. Contar com uma ferramenta de otimização da gestão dos compromissos é uma técnica muito importante para profissionais que desejam conseguir sucesso no seu segmento.

Uma das maiores críticas de clientes a profissionais autônomos é a falta de compromisso com horários e datas estipulados, o que provoca aborrecimentos e perda da confiança.

Como dissemos, a pontualidade é um atributo muito apreciado pelos clientes e que deve ser trabalhado de forma adequada pelos profissionais. É importante que, ao marcar a hora de um compromisso, chegue-se no horário exato. Nem antes e nem depois. Isso gera uma sensação de admiração por parte do consumidor e evita vários tipos de desgastes.

Imagine que você marque com o cliente de realizar um trabalho na casa dele às 14 horas. Certamente, o cliente desmarcará outros compromissos para o horário e até deixará de fazer coisas que normalmente faz nesse período para te esperar. Além disso, ele agendará outros compromissos para depois da visita, contando que você chegará no horário estipulado.

Ou seja, quando você marca um horário com o cliente, você gera uma expectativa no cliente. Não frustre essa expectativa!

Se você não chega na hora, você já frustra essa expectativa. Se você se atrasa muito, o cliente provavelmente entrará em contato perguntando se você vem mesmo. Isso gera estresse tanto pra você quanto pro cliente.

Chegar antes do horário combinado também pode incomodar o cliente. A expectativa do cliente é que você chegará no horário combinado. Então o cliente pode estar fazendo outras coisas, pode ter marcado outro compromisso antes. Quando você chega antes do horário combinado sem avisar, você pode acabar causando um transtorno pro cliente.

Quando você se organiza, por outro lado, passa a ser um cumpridor fiel dos horários que estipula. A gestão correta do tempo permite a ele realizar mais compromissos durante o dia e de forma totalmente organizada. O resultado é a satisfação dos clientes satisfeitos e atendimentos bem prestados, o que gera credibilidade no mercado e melhora da reputação.

Qual a importância de manter uma boa comunicação com o cliente?

Outro ponto essencial que está interligado ao gerenciamento da rotina é uma boa comunicação com o seu cliente. Ora, imprevistos podem acontecer a todo tempo e isso pode afetar a sua pontualidade. Entretanto, os imprevistos não podem, de forma alguma, afetar a sua credibilidade perante o cliente.

Imagine que você costuma ser sempre pontual, mas no caminho para encontrar um cliente, tem algum contratempo que te impede de chegar na hora marcada. É importantíssimo entrar em contato com o cliente e avisá-lo do ocorrido. Assim, o cliente percebe ainda mais o quanto você é um profissional responsável e comprometido. Além disso, avisando com antecedência, você ajusta a expectativa do cliente, evitando causar frustração.

Quando você não se comunica bem com o seu cliente, de modo que, ainda que por um imprevisto, deixa de cumprir o horário e não o avisa, há uma demonstração de falta de compromisso que pode prejudicar a relação.

Por que é preciso cumprir os prazos estipulados?

Outro fator benéfico do gerenciamento de rotina é o cumprimento dos prazos estipulados. Quando o cliente contrata um profissional e os dois determinam um prazo para a entrega do serviço, o contratante, muito além de pagar, passa a fazer planos a partir daquela determinada data.

Quando o profissional não cumpre com o combinado, ele passa a ser conhecido como “enrolado”. Isso é péssimo para um prestador de serviços e pode prejudicar seriamente a carreira!

Não seja assim! Estipule um prazo que você seja capaz de honrar e programe-se para isso, gerenciando seu tempo e organizando a rotina. Caso contrário, você pode prejudicar seriamente o cliente com o atraso e pode até sofrer aborrecimentos, como um processo judicial por descumprimento, dentre outros.

Como organizar a rotina de trabalho?

Demonstrada a importância para um profissional de realizar um gerenciamento de rotina de forma adequada e de cumprir prazos e horários com seus clientes, vamos mostrar como o profissional pode otimizar essa tarefa e não deixar o contratante “na mão”.

Você pode tomar algumas atitudes que potencializarão os seus serviços e conseguir otimizar a gestão do tempo em cada compromisso. Dentre elas, podemos citar:

  • enumere as atividades que você tem que fazer;
  • separe as tarefas que são prioritárias;
  • determine um tempo de realização para cada uma, de acordo com a complexidade;
  • seja um profissional comprometido e focado;
  • tenha uma agenda, dentre outras.

Para que você melhore o seu desempenho em todas essas ações, faça uso de aplicativos que serão capazes de organizar de modo correto o seu compromisso e facilitar uma atuação de forma pontual e comprometida com seus clientes.

O app Agenda BOA ajuda você a realizar o gerenciamento de rotina de forma prática, confiável e muito eficiente. Com ele, você relaciona os seus compromissos e controla e organiza os seus horários. Além disso, você faz orçamentos, emite ordens de serviços, controla seus lucros e despesas. Nosso aplicativo tem revolucionado o atendimento dos trabalhadores autônomos e tem os ajudado a desempenhar seus serviços. Quem começa a usar o app Agenda BOA não consegue mais trabalhar sem ele!

Gostou de saber mais sobre o gerenciamento da rotina e ficou interessado em contar com o aplicativo Agenda BOA? Então, baixe-o gratuitamente para o seu smartphone ou tablet e passe a contar com essa importante ferramenta que impulsionará o seu negócio!

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

9 Comentários em “Gerenciamento da rotina: qual a importância de cumprir sua agenda?

  1. 01- O que é website?
    02- como adquirir o web site?
    03- como e em qual momento devo usá-lo?

    Comentários – já fiz comentários anteriormente, fiz uma alusão de que essa maravilhosa agenda é uma extensão do meu, eu ambos funcionando em sincronia, atingiremos o alvo pretendido para o cliente e nós.

    Estou esforçando-me para andar pareado com o que a tecnologia cada vez mais avançando, até dias atrás, usava caneta e papel, derrepente deparo com essas maravilhas que alavanca nossas vidas, pela minha idade, estou conseguindo acompanhar essa evolução que prá mim aínda tem muitas etapas pra desbravar

Deixe uma resposta

-