fbpx

Veja 4 dicas para lidar com clientes difíceis agora!

4 minutos para ler

Trabalhar para o ser humano é uma tarefa complexa, ainda mais quando se tem que lidar com clientes difíceis. Como a área de vendas exige essa “ginga”, já que trata com clientes exigentes, complicados, indecisos e inseguros, muitas vezes, é necessário que o profissional saiba desenvolver o relacionamento.

Independentemente de tratarmos do pré ou do pós-venda, é imprescindível ter paciência para vender e solucionar qualquer reclamação. Não adianta se queixar. O importante é descobrir a melhor forma de tratar com diferentes personalidades.

E, para isso, produzimos este post com dicas a serem colocadas em prática visando a que você promova um atendimento mais qualificado, evitando os bloqueios de vendas. Assim, continue a leitura para estar bem preparado ao encontrar um cliente mais trabalhoso!

1. Faça registros sobre o cliente para saber como atendê-lo

No momento em que você estiver atendendo ao consumidor, anote todos os dados importantes que podem favorecer a venda, como nome, idade, perfil do cliente, o que ele procura e a razão, quais as suas preferências e outras características relevantes ao seu negócio.

Uma dica é usar as funcionalidades do aplicativo Agenda BOA para programar compromissos e registrar tudo o que acontece com cada cliente. Sendo fácil de ser utilizado, basta criar um compromisso, anotar o que aconteceu, salvar e, por fim, defini-lo como cumprido.

Desse modo, todos os dados ficam registrados no histórico para quando houver uma necessidade você possa consultar para oferecer uma solução certa ao cliente.

2. Conheça as técnicas de argumentação e saiba como utilizá-las

O vendedor precisa saber que é importante que o comprador faça muitas perguntas, pois, nesse momento, ele está demonstrando seu interesse pelo produto ou serviço. Logo, você saberá quais soluções precisam ser apresentadas a ele.

Sendo assim, a partir dos questionamentos, é possível analisar informações e dicas para contornar as argumentações e levar o cliente para o fechamento do negócio. Porém, o vendedor, a princípio, tem que conhecer os produtos em todas as suas esferas, a empresa, o perfil do cliente, os concorrentes, o mercado e as demais necessidades. Dessa forma, saberá lidar com os problemas da seguinte maneira:

  • registrando tudo sobre o cliente;
  • ouvindo mais e falando menos;
  • atraindo um bom negócio;
  • entendendo o ponto de vista do comprador;
  • classificando as objeções.

3. Tenha empatia com o cliente

Primeiramente, você sabe o que é empatia? É a atitude de compreender a situação da outra pessoa e apresentar soluções para o problema dela. Para conseguir isso, é necessário que se tenha a habilidade da observação para entender realmente o que está acontecendo e, assim, propor um resultado melhor.

Portanto, perceba e sinta o que a outra pessoa passa em relação àquele assunto. Ao praticar isso, você entenderá o que o seu cliente procura e a forma adequada de apresentar uma proposta.

4. Saiba quando ouvir e quando falar para otimizar a relação

Já ouviu a frase “o cliente sempre tem razão”? Pensando por esse lado, é primordial deixar que ele fale e exponha suas insatisfações enquanto você, vendedor, ouvirá calmamente. Analise os pontos importantes e faça as devidas anotações, mesmo que ele não esteja completamente certo.

Demonstre seu interesse durante a conversa para entrar em sintonia com ele. Mesmo que o cliente esteja nervoso, o indicado é respeitar seus argumentos para, assim, poder buscar a solução de uma maneira satisfatória.

Viu como não é complicado lidar com clientes difíceis? Basta saber ouvi-los e fazer as anotações para ter respostas contra as dúvidas deles. No entanto, lembre-se de que você deve conhecer tudo sobre o produto ou serviço, a empresa e o mercado.

Gostou do nosso conteúdo? Então, siga-nos no Facebook, no YouTube e no Instagram para estar atualizado sobre os assuntos referentes à sua área de atuação como autônomo.

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

1 Comentário em “Veja 4 dicas para lidar com clientes difíceis agora!

  1. Comecei a usar Agenda Boa após a indicação de um amigo , comecei a usar a versão grátis e agora assinei a versão Pro .
    Já fechei vários serviços já concluidos e aguardo vários orçamentos, este aplicativo fez e está fazendo uma grande diferença neste meu início com minha firma MEI !
    Sou grato por tudo!
    Deus abençoe grandemente toda equipe!

Deixe uma resposta

-