fbpx

Noções básicas de marketing: entenda sobre canais de distribuição

um megafone mostrado com canal de divulgação de mensagens de marketing
4 minutos para ler

Um conceito básico de marketing que pode ser muito importante pro seu negócio são os canais de distribuição. Por ter impacto direto no faturamento, é fundamental conhecer e usar esse conceito de canais de distribuição. Dessa forma, será possível conseguir mais clientes e de forma mais eficiente, o que significa fazer seu negócio crescer.

Se você tem dificuldades com o tema, não tem uma ideia clara sobre como conseguir clientes, ou se gostaria de melhorar e organizar sua estratégia pra aumentar sua clientela, continue a leitura e prepare-se pra aprender sobre esse importante conceito de marketing!

O que é um canal de distribuição?

O canal de distribuição é o meio pelo qual empresas e profissionais autônomos alcançam os seus clientes e parceiros comerciais. Em outras palavras, o canal de distribuição é onde você coloca seus serviços ou produtos à disposição de potenciais clientes; é onde você aparece para os potenciais clientes. Você tem que estar onde seus clientes estão!

Qual a importância de investir em canais de distribuição adequados?

Os canais de distribuição são cruciais para o sucesso de qualquer empresa. Encontrar um canal de distribuição eficiente é fundamental pra você fazer seu negócio deslanchar, pra você transformar sua empresa numa máquina de vendas!

Um canal de distribuição eficiente é aquele em que você investe algum esforço ou dinheiro pra atrair novos potenciais clientes, e consegue fechar negócios que rendem muito mais receita pra você do que o custo que você teve. Ou seja, o seu custo pra conseguir um cliente tem que ser menor do que o que você fatura com esse cliente.

Às vezes, basta encontrar um canal de distribuição que funcione bem, e você já tem um negócio sustentável e com potencial de crescimento!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Manual do sucesso para o profissional autônomoPowered by Rock Convert

Quais canais de distribuição pode utilizar?

Há vários modos de atingir um cliente, tanto em meios digitais quanto em meios offline. Os mais tradicionais são:

  • o uso de panfletos, que podem ser entregues de modo aleatório ou diretamente para pessoas pelos correios;
  • a utilização de e-mails de marketing com divulgação de produtos, conteúdos que sejam de interesse do cliente ou mesmo ofertas;
  • a criação de blogs em que o empreendimento pode captar clientes;
  • o uso de redes sociais (ex.: Facebook, Instagram etc.), que permitem até mesmo a publicação de anúncios direcionados;
  • a distribuição de catálogos de produtos e serviços, que podem ser enviados por mala direta;
  • o envio de SMS e mensagens em aplicativos de mensagens instantâneas, com alertas sobre novos serviços, descontos e produtos.

Independentemente do setor em que você atua, ter uma estratégia de marketing adequada é crucial pra atingir o sucesso de mercado esperado em médio e longo prazo. No caso dos profissionais autônomos e pequenos negócios, isso é ainda mais crítico: com menos recursos, alcançar eficiência é fundamental.

Como descobrir qual é o melhor canal de distribuição pro seu negócio?

“Mas qual é o melhor canal de distribuição pro meu negócio?”, você deve estar se perguntando. Você mesmo tem que descobrir. Cada negócio vai funcionar de um jeito.

Mas como descobrir qual canal funciona pra você? Só mesmo experimentando!

Uma forma simples de trabalhar esse conceito de canais de distribuição é criar o hábito de sempre perguntar ao cliente como ele chegou até você. Assim você já pode ter uma ideia de como você está de fato conseguindo clientes.

Além de bons canais de distribuição, também é fundamental ter aplicativos que o auxiliem a se manter organizado, como a Agenda Boa. Dessa forma, você poderá manter um fluxo de operação sem gargalos e atrasos, evitando erros e maximizando a qualidade da sua prestação de serviços.

Gostou do nosso post? Você já tem alguma estratégia de marketing? Conte-nos nos comentários!

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

1 Comentário em “Noções básicas de marketing: entenda sobre canais de distribuição

  1. Gostei muito do conteúdo, sertamente abriu uma visão mais ampla sobre o tema….. realmente não tenho explorado está estratégia de negócios.
    Muito obrigado.

    Alexandre Iglesias

Deixe uma resposta

-