fbpx

Noções básicas de marketing: o que é funil de vendas?

imagem de um funil de vendas que resulta em faturamento
4 minutos para ler

Você sabe o que é funil de vendas? Funil de vendas é um conceito básico de marketing. Se você é um profissional autônomo ou tem um pequeno negócio, dominar esse conceito é fundamental pra você criar uma boa estratégia de marketing e fazer seu negócio crescer.

Com o funil de vendas, o profissional vai otimizando a forma de atrair clientes, e assim aumenta as chances de fechar um negócio e fidelizar o cliente.

Mas o que é um funil de vendas? Como usar esse conceito na prática? Veja neste post tudo isso e como ele pode ser determinante pro seu sucesso!

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é um modelo que permite você entenda, defina e otimize cada etapa da relação com o cliente. O funil de vendas começa muito antes de enviar um orçamento, por exemplo. O funil de vendas vai desde quando um potencial cliente fica sabendo da sua existência como opção para resolver um problema / realizar um serviço, passa pela concretização do negócio, e continua depois na manutenção e fidelização desse cliente. É o antes, o durante e o depois!

Quais as etapas do funil de vendas?

O funil de vendas é estruturado para “guiar” o cliente em uma série de etapas. Veja as características básicas de cada uma a seguir!

Topo do funil: conhecimento

Esse é o primeiro momento em que o cliente terá conhecimento da sua existência. Ele tem um problema (ex.: instalar um ar-condicionado, pintar um apartamento etc.), precisa contratar alguém pra resolver esse problema e acaba sabendo de você, por exemplo, através de uma indicação ou através de um anúncio.

Aqui, é muito importante trabalhar com outro conceito de marketing: os “canais de distribuição”, que vamos abordar em breve em outro artigo.

Manual do sucesso para o profissional autônomoPowered by Rock Convert

Meio do funil: consideração

Uma vez que o cliente sabe que você pode resolver o problema, ele passa para o meio do funil. É nesse momento que o cliente considera você como alguém que pode efetivamente resolver o problema. O cliente entra em contato, marca uma visita etc.

Fundo do funil: decisão

Chegou a hora de fechar o negócio! No fundo do funil, o cliente já tem tudo pra tomar uma decisão. Você já enviou um orçamento / proposta comercial, o cliente já sabe o preço, já sentiu se você tem ou não profissionalismo (ex.: se você tem pontualidade e compromisso)…

Aqui também é muito importante mostrar profissionalismo, porque isso pode ser o diferencial pro cliente decidir te contratar.

Continuação do funil: fidelização

Não basta conquistar o cliente. O segredo pro sucesso do seu negócio no longo prazo é fidelizar o cliente:

  • manter o cliente, pra ele sempre lembrar de você quando precisar resolver o tipo de problema que você resolveu;
  • oferecer mais soluções pro cliente (ex.: se você instalou um ar-condicionado pro cliente, ofereça um serviço de manutenção periódica!);
  • tentar fazer com que esse cliente te indique pra mais clientes!

Como organizar o seu funil de vendas?

O funil de vendas pode ser organizado a partir de três passos simples, para conseguir trabalhar melhor os seus clientes e, assim, atingir melhores resultados no seu negócio:

  1. levantar dados do público-alvo para compreender com mais detalhes quem é o seu cliente.
  2. definir as etapas do funil de vendas de modo objetivo.
  3. imaginar e testar formas para otimizar cada etapa do funil de vendas.

Todo profissional autônomo e dono de pequeno negócio precisa conhecer o que é funil de vendas e como aplicá-lo no seu dia a dia. Tem que colocar em prática! Assim, ficará muito mais fácil competir por novos consumidores e aumentar as suas receitas.

Quer saber mais sobre outras formas de ser um empreendedor de sucesso? Então veja agora as dicas que preparamos para você!

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

4 Comentários em “Noções básicas de marketing: o que é funil de vendas?

Deixe uma resposta

-