fbpx

Passo a passo: aprenda como elaborar uma proposta comercial

uma equipe de duas mulheres e um homem está elaborando uma proposta comercial no escritório
3 minutos para ler

Quando se vende um serviço, negocia-se também uma solução, uma ideia (uma imagem) positiva aos clientes. Isso ajuda a esclarecer todos os fatores que envolvem a prestação de determinado serviço, sem deixar dúvidas. Dependendo do perfil do comprador, essa etapa torna-se um pouco desafiadora, então, é importante elaborar uma proposta comercial convincente e atrativa.

O segredo para o sucesso desse tipo de abordagem é demostrar comprometimento e profissionalismo na hora da negociação. É importante também apresentar um documento que exponha todas as qualidades e condições do serviço ofertado — sempre adaptado ao perfil de cada cliente.

Você é um profissional autônomo esforçado e quer saber como criar uma proposta comercial irresistível? Então, este conteúdo é para você. Boa leitura!

Apresente a solução ideal

Antes de tudo, cuide da apresentação da sua proposta. Explicar — de forma profissional — as atividades realizadas pelo seu negócio é muito importante. Além do detalhe visual, isso pode dar maior credibilidade.

Já a etapa da solução é a parte central da sua proposta comercial, logo, redobre sua atenção quanto a esse detalhe.

Elabore um orçamento atrativo

O objetivo do orçamento é simplificar a visualização do que será consumido para entregar a solução ao cliente, o que inclui materiais e serviços. Portanto, para evitar problemas, você precisa garantir que tudo esteja bem explicado.

Manual do sucesso para o profissional autônomoPowered by Rock Convert

Seja objetivo quanto aos valores e inclua todas as informações do seu negócio, como:

  • nome completo;
  • CNPJ;
  • razão social;
  • endereço;
  • número de contato;
  • e-mail.

Pontue prazos, garantias e seja claro nas condições de pagamento. Por exemplo, para pagamentos à vista, mostre o quanto de desconto pode ser concedido. Se for parcelar, descreva o limite máximo das parcelas, bem como o valor e os juros de cada uma.

Revise tudo

Por mais caprichada que seja a proposta comercial, alguns erros podem passar despercebidos durante o processo de criação. Alguns deslizes numéricos (principalmente quanto aos preços) e de ortografia, por exemplo, podem comprometer sua imagem do seu negócio perante o cliente. Por isso, faça uma revisão do documento com atenção.

Envie a proposta rapidamente

O cliente não quer esperar. Quanto mais rápido você enviar uma proposta comercial bem feita, detalhada, mais impressionado ficará seu cliente, e mais rápido ele pode tomar a decisão de contratar você.

Após acompanhar as dicas acima, você acha que dará muito trabalho criar uma boa proposta comercial? Ledo engano, já que tudo isso pode ser feito de forma digital e com poucos toques no seu celular. Existem aplicativos que automatizam diversas funções e evitam erros chatos, como os de digitação.

O app Agenda BOA pode ser o que você procura, pois ele consegue elaborar documentos em poucos segundos. Isso mesmo! É só informar os dados necessários que ele faz todo o trabalho, além de enviar a oferta ao cliente, tanto por e-mail quanto por WhatsApp. Utilize nossa versão grátis e comprove.

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

1 Comentário em “Passo a passo: aprenda como elaborar uma proposta comercial

Deixe uma resposta

-