fbpx

Saiba como evitar a perda de dados do seu negócio!

4 minutos para ler

A perda de dados é algo que pode comprometer seriamente os negócios. Ainda mais se isso ocorrer com informações sigilosas de clientes ou da própria empresa, podendo colocar sua reputação lá embaixo.

Existem diversos motivos que podem prejudicar o armazenamento de dados, como erros humanos, malwares (vírus de computador), ataques de hackers, entre outros. Por isso, é importante tomar medidas para proteger esses registros.

Neste artigo, você aprenderá como evitar a perda de dados do seu empreendimento da melhor forma possível. Confira!

Use papéis o mínimo possível

A utilização de documentos em papel pode ser conveniente para alguns profissionais autônomos, mas não garante sua durabilidade e segurança. Se você ainda usa esse tipo de formato, é bom repensar essa prática.

Algumas situações, como alagamentos, incêndios e roubo de documentos, por exemplo, podem destruir as informações descritas no papel, o que coloca em risco o sigilo e danifica o histórico do seu negócio. Portanto, digitalize tudo que puder para evitar esses problemas.

Faça backup em mídias diversas

Fazer backup — copiar arquivos (físicos ou virtuais) para sistemas de armazenamento secundários — é uma boa prática para armazenar dados importantes. Funciona assim: é colocado tudo aquilo que você achar relevante por meio de uma ferramenta externa, como DVD, pendrive ou um HD externo.

Essas medidas funcionam, porém, ainda podem trazer problemas, como danos no acrílico do DVD, que destroem as informações gravadas. Sem contar os eventuais impactos que danificam o pendrive ou o HD externo.

Manual do sucesso para o profissional autônomoPowered by Rock Convert

Faça backup na nuvem

O backup na nuvem nada mais é do que armazenar arquivos no computador da empresa transferindo-os para um servidor remoto. Essa prática é mais eficiente do que a anterior, pois dá maior segurança aos dados salvos.

Muita gente utiliza esse recurso para que, no caso de surgirem falhas no sistema ou de um desastre natural, as informações estejam disponíveis rapidamente (em tempo real), eliminando as chances de perda definitiva. Dessa forma, você pode fazer o backup de alguns ou de todos os registros de acordo com sua preferência.

Além disso, vale citar que essa alternativa não sobrecarrega o HD do seu computador, o que o mantém funcionando normalmente. Outro destaque é que as informações salvas podem ser acessadas em qualquer hora e lugar. Simples e prático.

Use um programa antivírus

Instalar um antivírus é fundamental para preservar dados. Isso porque os computadores e programas estão cada vez mais indefesos quanto às pragas virtuais. Existem diversas opções de softwares disponíveis no mercado por um valor acessível.

Utilize aplicativos específicos

Cada vez mais, a tecnologia de aplicativos vem lançando sistemas dinâmicos e eficientes para ajudar as pessoas a protegerem documentos importantes. Hoje em dia, existem inúmeros recursos que permitem coletar dados do computador ou do celular e deixá-los disponíveis para acesso remoto. É possível compartilhar arquivos com outras pessoas a qualquer momento.

E então, o que achou das nossas dicas de como evitar a perda de dados do seu negócio? Para isso, basta colocá-las em prática para garantir a integridade das informações da sua empresa e de seus clientes. Assim, você gerencia suas tarefas de forma organizada e sem dores de cabeça.

Uma boa sugestão é o aplicativo Agenda BOA. Nele, é possível gerar documentos (proposta comercial, ordens de serviço, orçamentos, recibos etc.) e enviá-los por e-mail ou WhatsApp. Além de marcar compromissos e gerenciar custos, lucros e faturamentos. Baixe nossa versão grátis e teste o quanto quiser.

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

1 Comentário em “Saiba como evitar a perda de dados do seu negócio!

Deixe uma resposta

-