fbpx

Planejamento financeiro: como fazer um de forma simples e eficaz?

um homem fazendo o planejamento financeiro dele com o celular
4 minutos para ler

Se você é um profissional autônomo, já pode ter tido algumas dificuldades com suas finanças pessoais. Essa é uma questão bastante comum quando não se tem uma remuneração fixa e estável ao longo dos meses. Então, é muito importante conhecer a respeito do planejamento financeiro. Esse tipo de ação pode ajudar você a se organizar e evitar períodos de dificuldade em virtude da falta de dinheiro em determinadas situações.

No artigo de hoje, você poderá conhecer meios para ter mais controle sobre suas finanças, melhorando inclusive o seu próprio negócio. Continue a leitura!

O que é planejamento financeiro?

Planejamento financeiro é o processo de descobrir quanto dinheiro você precisa para manter as suas atividades, caso tenha uma pequena empresa ou seja autônomo. Está relacionado à sua previsão de gastos previstos em certo período, bem como quanto espera receber por seu trabalho.

Ao fazer um planejamento financeiro, é importante ter em mente todas as possíveis fontes de renda, as saídas e reservas para eventualidades e a administração do capital de giro, que é um dinheiro que pode ser acessado com mais facilidade para o pagamento de contas do dia a dia.

Quando ele é necessário?

Todas as pessoas deveriam fazer um planejamento financeiro. No caso de um profissional autônomo ou empresário, ele se torna imprescindível. Quando alguém que tem esse tipo de atuação não se planeja, fica sujeito a todo tipo de acaso e imprevisto, podendo vivenciar momentos de extrema dificuldade.

Utilizar esse recurso é ainda mais indicado quando se tem algum objetivo que requer certa quantia no horizonte. Por exemplo, para comprar um equipamento ou para passar um período em viagem. Sem se planejar de forma a ter o dinheiro necessário para realizar o que se deseja, será bem difícil conseguir fazer esses investimentos.

Quais as etapas devem ser seguidas?

Para fazer um planejamento financeiro eficiente e de acordo com sua realidade, a primeira etapa é elaborar o que chamamos de diagnóstico.

Manual do sucesso para o profissional autônomoPowered by Rock Convert

Para isso, você deve levantar quais são todas as suas reservas financeiras em contas-correntes e poupanças. Também quais são seus bens imobilizados, como casas, apartamentos, veículos e até os equipamentos que utiliza para trabalhar, se eles representarem algum valor de venda.

Em seguida é preciso determinar suas fontes de receita, seja discriminando os tipos de serviços que presta ou os produtos que vende. Se estiver no ramo do comércio ou indústria, é importante também verificar os valores de estoques. A partir daí, fazer as projeções de faturamento, baseadas em sua experiência, no histórico de anos anteriores e nos movimentos dos concorrentes no mercado.

Depois disso, você precisa verificar quais são tudo o que você gasta em seu dia a dia, seja com custos diretamente relacionados à sua atividade profissional, bem como despesas de suporte. Você deve anotar tudo o que for decorrente do negócio, como o que você paga de transporte e combustível, materiais usados na realização dos serviços, ferramentas, roupas ou uniformes, alimentação, remuneração de ajudantes etc.

Por fim, estimar quanto gostaria de ter de lucro ao final do mês, ou seja, quanto dinheiro você espera que sobre, considerando também suas despesas pessoais, como aluguel, luz e gás. É importante ter em mente todos esses valores, afinal, o dinheiro que você ganha em suas atividades profissionais também precisa ser suficientes para pagar essas despesas pessoais.

Toda essa análise de fontes de faturamento e de gastos é necessária para que você possa definir corretamente o preço que cobrará de seus clientes. Nunca deve ser barato demais, pois pode ser que não seja suficiente para cobrir seus custos, mas também precisa estar ajustado ao que estiver sendo praticado por outros profissionais com atividades semelhantes às suas.

Se você tem metas de curto, médio ou longo prazo, é fundamental fazer esse planejamento financeiro de modo bastante realista e se empenhar para cumprir suas projeções de receita, bem como evitar gastos que excedam aquilo que você imaginou para o período. Pensando em como controlar esse plano, hoje existem aplicativos que ajudam nesse processo.

Este artigo ajudou a esclarecer o assunto? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também possam ficar por dentro!

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

1 Comentário em “Planejamento financeiro: como fazer um de forma simples e eficaz?

Deixe uma resposta

-