fbpx

Quais são os principais tipos de ordem de serviço e a sua importância

6 minutos para ler

A ordem de serviço é um registro do serviço prestado. Ela indica quais são as demandas do cliente para que o trabalhador faça um trabalho bem alinhado ao que era esperado. Esse documento facilita a rotina do profissional e ajuda na realização da contabilidade. Mas há diferentes tipos de ordem de serviço e saber disso é muito importante para você fazer um trabalho de sucesso.

Aqui vamos mostrar quais são as categorias desse documento e falar o que a ordem de serviço precisa ter. Vem com a gente e aprenda mais sobre o tema!

Por que é importante entender os diferentes tipos de ordem de serviço?

Entender os diferentes tipos de serviço ajuda a deixar o trabalho mais organizado. A separação ajuda a deixar tudo claro, para que você faça um trabalho bem alinhado com o que o cliente pediu. Esse documento ajuda a organizar o processo, sendo ótimo para a gestão e para o controle das operações. Vamos mostrar a seguir quais são as principais razões para você conhecer e separar os diferentes tipos de ordem de serviço!

Acompanhamento das atividades

A ordem de serviço conta com um campo para acompanhar o andamento das atividades. Isso é importante para você se organizar e para ter mais controle dos processos. Vai dar para perceber que a forma como a atividade se desenvolve é diferente para cada tipo de ordem de serviço.

Um trabalho de prevenção não é igual a um pedido de evento, por exemplo. Assim, você vê de perto tudo o que está acontecendo e gerencia as coisas com facilidade.

Facilidade com as contas

Com a numeração e o campo de preços, as ordens de serviço ajudam a organizar as contas e o planejamento financeiro. Você vai acompanhar tudo de perto, de forma controlada. Assim, fazer a contabilidade e calcular os custos e o faturamento mensal vai ficar muito mais fácil. Além disso, quando você for prestar contas para o Fisco ou pagar impostos, a tarefa vai ser mais simples porque tudo vai estar anotado e ordenado.

Formalização dos processos

O documento ajuda a formalizar o contrato com o cliente. Um registro escrito, virtual ou em papel permite que as obrigações de cada parte fiquem claras. Isso aumenta o compromisso e deixa tudo regulamentado. Assim, dá para evitar vários problemas.

Profissionalismo para o trabalho

A impressão que você passa para o cliente ao fazer uma ordem de serviço é muito boa. Você cria uma imagem de profissionalismo para o negócio e de preocupação em atender à demanda do cliente.

A ordem de serviço realmente ajuda a fazer o trabalho. Ela melhora a gestão das atividades e permite ter os critérios bem organizados. Com isso, você evita erros e reduz a necessidade de ajustes e retrabalho. A chance de ser certeiro na atividade é maior com o documento.

Mais confiança para o negócio

A ordem de serviço ajuda a ter melhores resultados. Com a separação de tipos do documento de forma correta, você tem mais um elemento para ter uma organização bem robusta. Isso permite ter as informações certas em mãos, o que aumenta o controle. Assim, dá para gerenciar tudo com mais facilidade.

Manual do sucesso para o profissional autônomoPowered by Rock Convert

Com a ordem de serviço, você faz tudo com mais confiança. Além disso, é possível alcançar resultados melhores. Outra questão é que o cliente também vai ter motivos para confiar mais no seu trabalho.

Quais são os diferentes tipos de ordem de serviço?

Vamos mostrar quais são os diferentes tipos de ordem de serviço a seguir. Veja mais!

Manutenção

Quando o cliente precisa consertar algum item que ele comprou para utilizar a longo prazo, você deve classificar a ordem de serviço como de manutenção. O serviço que você presta é o reparo no objeto ou equipamento.

Pedido de Serviço

A proposta do pedido de serviço é começar algum projeto novo ou expandir algum trabalho que já existe. Essa ordem de serviço não depende de um dano para ser emitida.

Pedido de Evento

A ordem de serviço de pedido de evento está ligada a algum trabalho de contribuição para um acontecimento que é relevante e que ocorre poucas vezes e de forma casual.

Serviço Preventivo

A proposta da ordem de serviço preventivo é evitar que um problema aconteça no futuro. O serviço realizado é para prevenir que uma dificuldade ou imprevisto apareçam.

Quais são os itens que uma ordem de serviço deve conter?

A ordem de serviço deve ter uma série de elementos. Vamos listar quais são eles a seguir. Veja mais:

  • numeração da ordem de serviço, que é necessária para você fazer um bom monitoramento das atividades e que também vai evitar que aconteça a repetição de informação;
  • nome e cargo do colaborador que emitiu a ordem de serviço;
  • data de emissão do documento;
  • data de finalização do serviço, já que extensões em prazo ou novas adições a pedido do cliente podem gerar mudança no valor final;
  • preço unitário e total da operação;
  • forma de pagamento;
  • assinatura;
  • descrição dos processos que serão feitos;
  • equipamentos utilizados;
  • mão de obra;
  • procedimentos executados durante o serviço;
  • andamento das atividades;
  • termo de responsabilidade, que define os seus deveres e as obrigações do cliente;
  • riscos da atividade;
  • equipamentos de proteção;
  • ações de prevenção.

A ordem de serviço é um documento muito importante para os negócios. Ela traz muitas vantagens e permite ter uma gestão mais eficiente do trabalho. Esse documento gera profissionalismo, qualidade e mostra que você é uma autoridade na sua área. Além disso, ele fortalece o compromisso entre você e o cliente.

O registro pode ser classificado em Manutenção, Pedido de Serviço, Pedido de Evento e Serviço Preventivo. Com as informações que apresentamos no post, agora você sabe como classificar suas ordens de serviços. Isso vai deixar os processos mais eficientes e promover rapidez para o manejo das atividades.

É bom lembrar que podem existir mais tipos de ordem de serviço, dependendo da área em que você trabalha. Estude bem o seu negócio e avalie se há mais tipos de trabalho que você oferece.

E então? Gostou de conhecer os tipos de ordem de serviço? Aproveite e confira também o nosso post com dicas de como fazer esse documento com sucesso!

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

1 Comentário em “Quais são os principais tipos de ordem de serviço e a sua importância

Deixe uma resposta

-