fbpx

Afinal, como separar a vida pessoal e profissional?

6 minutos para ler

Separar a vida pessoal e profissional é um verdadeiro desafio, principalmente quando você é autônomo e tem que ser responsável por seu horário e atividades por conta própria. Misturar essas duas áreas pode render uma série de problemas, afetando a sua produtividade e aumentando o estresse nos momentos de descanso com a família ou os amigos.

Por isso, é preciso muita organização e cuidado para manter cada coisa no seu lugar. Com o apoio das dicas que estão neste post especial, vai ser mais fácil separar o pessoal das questões ligadas ao trabalho. Ficou interessado? Venha com a gente e continue acompanhando o texto para entender mais sobre o assunto!

Qual é a importância do equilíbrio entre o pessoal e o profissional?

O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é muito importante para a qualidade de vida e para um bom desempenho na sua ocupação. Se uma questão ficar interferindo na outra, você não vai fazer bem nenhuma das duas coisas. Quando estiver em descanso sozinho ou com a família, vai se preocupar com o trabalho. E quando for trabalhar, vai pensar nos conflitos e problemas de familiares e amigos, o que acaba te deixando muito improdutivo.

Dessa forma, um quadro como esse pode ser muito prejudicial para a vida e para a sua saúde. Ao separar questões pessoais das profissionais, é possível ter experiências positivas, melhorar o relacionamento com a família e ter um bom rendimento na sua ocupação.

Além disso, o bem-estar interfere na qualidade do trabalho. Quando você tem bons momentos com o grupo familiar ou na hora de descansar, depois tem mais energia e disposição para se empenhar em suas tarefas.

Como separar a vida pessoal e profissional?

Agora que você já sabe da importância de separar a vida pessoal e profissional, preparamos várias dicas valiosas para você saber como fazer isso. Acompanhe com a gente!

Elimine as distrações no trabalho

Nossa ideia neste ponto é que você trabalhe bem. Assim, não vai ser preciso levar nada para terminar em casa e vai dar para ter um bom tempo em família.

Para isso, é importante ter uma boa produtividade. Eliminar as distrações vai ser decisivo para render mais. Evite as redes sociais e o WhatsApp quando estiver desempenhando alguma tarefa. Se você utiliza o smartphone para fazer contatos profissionais e enviar arquivos, procure separar um tempo para cuidar dos contatos profissionais nos aplicativos e deixe as respostas de amigos e da família para depois.

Crie hábitos produtivos

Observe quais hábitos te deixam mais produtivo. Praticar esportes de manhã, antes de começar o trabalho, tomar um bom café da manhã, consultar a agenda ou um aplicativo de gestão de tarefas com frequência são alguns exemplos de alternativas que podem te deixar mais disposto, concentrado e focado nas suas atividades. É importante que você busque conhecer quais são as condições que mais favorecem o seu rendimento e invista nelas para ter um desempenho melhor.

Valorize o descanso

O descanso é uma necessidade importante do nosso corpo. Respeitar os horários de sono, fazer pausas, ter dias para descansar no final de semana são medidas essenciais para ter saúde e bem-estar. Quando você descansa bem, fica muito mais produtivo e disposto para o trabalho.

Além disso, reserve parte das horas de descanso para curtir com a família e os amigos. Momentos de boa convivência trazem mais motivação e ânimo para trabalhar.

Faça um bom planejamento

Planejar é muito importante para evitar problemas com as atividades. Assim, você vai ter mais controle das tarefas e mais organização. Planeje o dia de trabalho e acompanhe a execução das tarefas, marcando as que já foram cumpridas. Você pode utilizar aplicativos especiais para gerenciar a agenda, o tempo e as atividades.

Da mesma forma, aplicar um planejamento para o tempo livre também é importante quando você tiver algum programa mais elaborado, como ir ao cinema com a família ou ir a um almoço com os amigos. Se programe de forma antecipada e evite problemas.

Mantenha hobbies

Hobbies são importantes para os momentos de descanso. Eles trazem lazer e diversão e ajudam a melhorar o ânimo, a motivação e a vontade de trabalhar. O hobby permite ter um tempo agradável fazendo algo que gosta, o que é bom para a autoestima e possibilita que você tenha contato consigo mesmo.

Anote ideias para depois

Quando você está se divertindo com a família e, de repente, tem uma ideia boa para solucionar um problema do trabalho, o que fazer? Talvez não seja uma boa hora para falar sobre o assunto, mas você pode pedir alguns instantes para anotar a proposta em um papel ou no próprio smartphone. Escreva a ideia e deixe para pensar na questão depois.

Do mesmo modo, o hábito vale para o trabalho. Achou uma alternativa para sua casa que facilita as coisas enquanto estava fazendo suas atividades? Registre a ideia e pense nela depois, quando estiver no lar.

Quais são os problemas do vício em trabalho?

O vício do trabalho também pode render problemas, como estresse e esgotamento. Pessoas que trabalham demais ficam mais estressadas e ansiosas, dormem mal e têm mais problemas de relacionamento com a família. As ausências constantes podem gerar insatisfação e resultar em brigas.

Ao mesmo tempo, os excessos de trabalho também podem levar a uma série de outros maus hábitos, como sedentarismo, alimentação desregrada e falta de sono. Se você gerir sua vida pessoal e profissional de forma equilibrada e cuidadosa, vai conseguir terminar o trabalho e vai sobrar tempo para descansar e curtir quem você gosta.

Em síntese, conciliar vida pessoal e profissional é muito importante para ter uma boa carreira e também para manter uma relação saudável com a família e os amigos. Com equilíbrio, planejamento e uma boa marcação dos limites, é possível ter mais qualidade de vida, sucesso e produtividade. Aproveite as ferramentas tecnológicas que podem te ajudar a se organizar e faça registros das tarefas com organização.

E então? Gostou de nossas dicas sobre como separar vida pessoal e profissional? Sabe de alguém que precisa melhorar essa questão? Aproveite e compartilhe este texto nas suas redes sociais para ajudar seus amigos!

Download do App Agenda BOAPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 Comentários em “Afinal, como separar a vida pessoal e profissional?

  1. Até esse ponto,. nota 10, embora não entendi alguns pontos no manuseio, preciso entender 💯% para ter um alinhamento perfeito, já que sou multifuncional e bagunçado no quesito ordem no desenrolar do dia a dia, escrevo tudo no dia anterior, no final do dia não executei nada que planejei, o tempo não é suficiente, preciso melhorar só tudo, pra ficar bom

  2. Boa noite equipe Agenda BOA, bem acho interessante relatar essa situação que considero atipica, são informações que considero relevante.
    Vou explicar o perfil do meu dia a dia para análise se encaixa ou já tem na agenda, visto que estou ainda conhecendo essa ferramenta,
    De segunda a sexta-feira executo meus serviços remunerados, que seria apoio a advogados, contadores, montagens de processos burocráticos em toda área pública, como, alvarás de funcionamento,(AVCB), auto de vistoria do corpo de bombeiros, Habite-se, vigilante sanitária, meio ambiente, escrituração imobiliaria, receita federal, prefeituras e outros, estou explicando esses vários itens na intenção de encontrar um formato que ilustre e facilite o usuário, continuando, fui cartorário e em 1986 fundei essa empresa hoje qualificada como SEMEI, MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL,CNPJ desde quando foi criado essa modalidade de empresa, no sábado tenho hobbies semi remunerados, voltando pra criação peças utilizadas na arquitetura epeças de decoração e artesanato, aos domingos dedico a cuidados com plantas,orquídeas

Deixe uma resposta

-